Contar de uma maneira diferente e humanizada uma história de fé que começou na Itália e ganhou força na Serra. Essa é a intenção do espetáculo que será apresentado nesta terça-feira na esplanada do Santuário de Caravaggio, em Farroupilha. A peça Caravaggio: uma história de fé será apresentada a partir das 20h. A encenação também ocorre em comemoração ao Natal.
— O público pode esperar uma nova roupagem sobre essa história. Vamos contar o aparecimento de Nossa Senhora para Joaneta de uma maneira diferente, mais moderna, mesclando a linguagem do teatro com um pouco da dança, sendo um pouco diferente do que as pessoas estão acostumadas em relação a este contexto — promete o produtor e diretor do espetáculo, Cassio Azeredo.
Ao todo, 26 pessoas participam da encenação. Azeredo explica que a maioria dos participantes do espetáculo é de Farroupilha, incluindo parte da invernada juvenil do CTG Ronda Charrua e do Grupo Farroupilha de Artes Cênicas, além de profissionais da Universidade Estadual de Montenegro. A intenção de ocupar a esplanada do Santuário surgiu para aproximar os atores do público que prestigiar o evento.
— Não queríamos perder a humanidade da história. A ideia é usar a aproximação do teatro, excluindo a ideia televisiva que as pessoas têm — afirma o diretor.
A peça tem duração de 45 minutos e começou a ser ensaiada ainda em março. Ela vai contar cronologicamente a história, desde o momento da aparição da santa, na Itália, em 1432, até a chegada ao Brasil, em 1879, e a construção de uma comunidade, em Farroupilha. Azeredo garante que o grupo não pretende parar por aí: novas apresentações devem ser marcadas para 2018.
— Já estamos nos movimentando para dar continuidade em novas edições, porque é um trabalho que precisa seguir. Para o ano que vem, pretendemos ver patrocínios da Lei de Incentivo à Cultura para ampliar. Nessa edição, está sendo meio na garra, com a comunidade muito envolvida — reforça.
A entrada do evento é grátis e a classificação é livre. Em caso de chuva, o espetáculo será realizado dentro da igreja. Os organizadores sugerem que os espectadores levem cadeiras para prestigiar mais confortavelmente a peça.
SINOPSE
Uma história de fé. Quase 500 anos atrás, vivia no pequeno povoado italiano de Caravaggio, Joaneta, uma mulher pobre, oprimida pela violência do marido, Francesco. No dia 26 de maio de 1832, Joaneta, obrigada por Francesco, quase sem forças de tanto trabalhar, foi ao campo colher pasto para os animais. No Prado do Mezzolengo, a moça teve uma sublime visão: era Nossa Senhora que aparecia, trazendo uma mensagem de paz e tolerância para todos os homens.
Em Caravaggio: uma história de fé, um grupo de romeiros que faz a pé o caminho até a igreja relembra e celebra as origens de sua fé, uma história que aconteceu na Itália e chegou a nós, trazida pelos imigrantes que aqui fizeram sua vida.
SERVIÇO
:: O que: espetáculo Caravaggio: uma história de fé.
:: Onde: esplanada do Santuário de Nossa Senhora de Caravaggio, em Farroupilha.
:: Quando: hoje, às 20h.
:: Quanto: entrada grátis.