O tempo ensolarado e a temperatura agradável colaboraram para que milhares de fiéis conferissem os tradicionais tapetes de serragem de Flores da Cunha neste feriado de Corpus Christi. Os 38 desenhos feitos por voluntários durante a semana ocuparam as ruas centrais da cidade, no entorno da Praça da Bandeira.
Pela manhã, ocorreu a celebração eucarística em frente à Igreja Matriz e os visitantes assistiram ao show do músico Rodrigo Soltton. A criatividade dos desenhos chamava a atenção de quem caminhava pelas ruas.
Além da tradicional serragem, voluntários utilizaram materiais como flores artificiais, madeira e retalhos de tecido na confecção dos tapetes. Neste ano, os temas homenageados foram os 300 anos de aparição da Nossa Senhora Aparecida, o Ano Mariano no Brasil, a Campanha da Fraternidade, a Nossa Senhora de Lourdes e os 50 anos de Fenavindima.
Leia mais
Missas, procissões e exposição de tapetes mobilizam fiéis na Serra
Pacto municipal busca prevenir a violência contra o idoso em Caxias
Confira a galeria de fotos dos preparativos para Corpus Christi
Morador de Caxias do Sul, o motociclista Cesar Garcia, 49 anos, prestigiava pela primeira vez o evento de Flores da Cunha. Ele estava acompanhado de amigos de um clube de motocicletas.
– Estamos todos fascinados. A criatividade foi o que me chamou mais atenção. Dentro dessa obra de arte tem bastante complexidade. A religiosidade da cidade está bem representada nos desenhos – afirma o visitante.
Também moradora de Caxias, a aposentada Raquel Sandi Bedin, 54 anos, foi até o município vizinho acompanhada da mãe e do esposo para conferir os desenhos de serragem. Ela aproveitava para tirar fotos dos tapetes.
– É bonito porque une a comunidade. Todos se juntam e fazem essa decoração linda, que atrai turistas e ajuda a divulgar a cidade – ressaltou a aposentada.
A programação segue durante a tarde com a 29ª Romaria de Frei Salvador. A saída está marcada para as 13h30min, da frente da Igreja Matriz.
Os desenhos religiosos ficarão expostos até domingo.