O que deveria ter sido o primeiro encontro de 2017 do Fórum de Avaliação do Transporte Coletivo de Caxias do Sul, grupo de cerca de 300 líderes comunitários que se reúne trimestralmente para discussão de demandas, não ocorreu por falta de quórum na tarde deste sábado. Apenas 26 pessoas assinaram a ata da que reunião estava marcada para a sede da União das Associações de Bairro (UAB), sendo que o quórum mínimo é de cerca de 150 pessoas. A própria Visate, operadora do transporte coletivo em Caxias, não enviou representante. De acordo com a assessoria de comunicação, a empresa não recebeu convocação e nem foi convidada a comparecer.
Por conta da presença pouco expressiva, ocorreu apenas uma breve discussão informal de demandas dos bairros, sem valor oficial. A UAB e os presidentes das associações de moradores de bairro (AMOBs) que compareceram culparam a Secretaria de Trânsito, transportes e Mobilidade Urbana (SMTTM) por ter entregue a convocatória apenas dois dias antes da reunião, o que impediu muitos líderes de se programarem para estar presentes. Além disso, na mesma hora ocorria em Caxias a Conferência Municipal de Saúde, evento que também exigiu a atenção dos comunitaristas.
– Está no estatuto. A UAB cede o espaço e a Secretaria faz a convocação. Aí nos pediram para remarcar porque não sabiam disso, mas acontece que já estamos atrasados em relação ao nosso calendário, que prevê reuniões em março, junho, setembro e dezembro. Desde janeiro estamos tentando marcar e não fomos recebidos pela Secretaria. Nos encaminharam para a diretoria de relações comunitárias. A gente entende que mudou o prefeito, mas os servidores são os mesmos e teriam que saber o que está no estatuto – reclama Flávio Fernandes, presidente da UAB.
O secretário municipal de Trânsito, Transportes e Mobilidade Urbana, Cristiano de Abreu Soares, diz que, de fato, não sabia que era atribuição da pasta fazer a convocação, mas destaca que sugeriu o adiamento do encontro. Porém, ouviu da própria UAB que seria melhor manter a data.
– Tive conhecimento de que cabia à Secretaria fazer a convocação apenas na quarta-feira. Pedi para que fosse remarcada reunião, mas o pedido da UAB foi para manter, pois já estariam organizados para essa data. Pedi então a listagem dos avaliadores e encaminhamos a convocação na quinta-feira. Também achei muito em cima da hora. Acredito que na gestão antiga a participação no fórum cabia aos cargos de confiança, por isso esse desencontro de informações – afirma o secretário.
Embora a próxima reunião esteja marcada para agosto, a UAB irá pedir à prefeitura a antecipação para junho ou julho, por considerar que há demandas muito urgentes a serem discutidas.