O novo aeroporto de Vila Oliva, em Caxias do Sul, é um dos únicos dois em todo o país que terá o projeto, feito pela Secretaria de Aviação Civil, customizado para poder ser ampliado – os demais 51 serão regionais e apenas para passageiros. Toda a estrutura que será erguida para operar com passageiros será aproveitada quando o terminal for transformado em um cargueiro, plano da prefeitura para um segundo momento. Com as adequações, a pista já será construída com base forte o suficiente para futuramente receber aeronaves maiores e obras não precisarão ser refeitas, apenas ampliadas.
O aeroporto de Caxias faz parte dos 53 que serão contemplados pelo Programa de Desenvolvimento da Aviação Regional do Ministério dos Transportes – inicialmente eram 270.
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– Isso significa que alguns pontos do projeto serão feitos pensando no futuro (veja quadro). Eu sempre me somei à reivindicação de um aeroporto de cargas e passageiros. Mas para evitar de ter que refazer obra, recapeamento de pista, tudo vai ser preparado para um futuro aeroporto de cargas. É por isso que já estamos lá na frente com a questão da outorga – salienta o prefeito Alceu Barbosa Velho (PDT).
Em janeiro, o prefeito assinou a outorga do terminal de Vila Oliva, que permite que o município firme parcerias para construir a área de cargas. Já a construção do terminal de passageiros será custeada pelo governo federal e é orçada, inicialmente, em R$ 124 milhões. A fase atual é a busca pelo licenciamento ambiental e pelo pagamento da indenização aos proprietários dos 445 hectares já reservados no Plano Diretor. O valor é estimado em R$ 20 milhões.
Segundo o prefeito, uma reunião com o governador José Ivo Sartori (PMDB) será marcada para os próximos dias, já que o governo do Estado havia se comprometido a bancar essa etapa – em maio de 2014, o então governador Tarso Genro (PT) assegurou que o Estado arcaria com essa conta, entregando um documento a Alceu. O município avalia, junto à Secretaria de Aviação Civil, a possibilidade de a própria prefeitura emitir a licença, por meio da gestão plena dos licenciamentos.
O projeto do aeroporto foi apresentado à imprensa na manhã desta quarta-feira. Uma vez emitida a licença ambiental e licitado pelo governo federal, o que é esperado para 2017, o prazo estimado para obras é de 20 meses. Somente depois se pensaria no cargueiro.
Município buscará recursos para ligação com Gramado
O plano da prefeitura é de, em 2017, concluir o Plano Diretor de Vila Oliva, que serve para regrar e planejar futuras obras na região. O Samae, junto à Secretaria Municipal do Planejamento, também deve estudar como será a ligação de água até Vila Oliva, desde a Estação de Tratamento de Água (ETA) Morro Alegre, abastecida pela barragem do Marrecas.
A prefeitura também já tem projeto para asfaltamento dos 10 Km da Estrada Municipal Luiz Daneluz (Estrada do Raposo), que servirá de ligação com a região das Hortênsias e deve facilitar o deslocamento de turistas. A via foi alargada e liga a sede do distrito de Vila Oliva à Ponte Major Nicoletti (Ponte do Raposo), na divisa com Gramado. A partir dali, a estrada, ainda de chão batido, pertence ao município vizinho.
Para custear tanto o lado caxiense quando o trecho de Gramado, a ideia é buscar recursos junto ao Ministério do Turismo, com o argumento de que o próprio trajeto servirá como atração. A ponte de ferro, que já é atração turística, seria preservada e outra seria construída nas proximidades, projeta Alceu.
COMO SERÁ
:: pista com 1.983 metros de comprimento e 45 metros de largura (pista será preservada e ampliada para poder receber cargueiros)
:: terminal de passageiros de tamanho definitivoz área total de 4.746 metros quadrados
:: pátio com espaço para oito aeronaves, que poderá ser ampliado para 12
:: área de combate a incêndio de 400 metros quadrados (não precisará ser aumentado)
:: inicialmente vai operar por instrumentos, mas no futuro a ideia é a implantação do sistema ILS, que possibilita a aproximação da aeronave por precisão
O QUE FICARÁ PARA O FUTURO
:: construção de terminal de cargas e ligação com a pistaz construção de área para armazenar mercadorias
Infraestrutura
Projeto do aeroporto de Vila Oliva, em Caxias, será customizado para receber cargas no futuro
Pista será construída com base forte para receber aeronaves de grande porte. Futuramente, obras serão apenas ampliadas
Cristiane Barcelos
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