
O novo aeroporto de Vila Oliva, em Caxias do Sul, é um dos únicos dois em todo o país que terá o projeto, feito pela Secretaria de Aviação Civil, customizado para poder ser ampliado – os demais 51 serão regionais e apenas para passageiros. Toda a estrutura que será erguida para operar com passageiros será aproveitada quando o terminal for transformado em um cargueiro, plano da prefeitura para um segundo momento. Com as adequações, a pista já será construída com base forte o suficiente para futuramente receber aeronaves maiores e obras não precisarão ser refeitas, apenas ampliadas.
O aeroporto de Caxias faz parte dos 53 que serão contemplados pelo Programa de Desenvolvimento da Aviação Regional do Ministério dos Transportes – inicialmente eram 270.
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– Isso significa que alguns pontos do projeto serão feitos pensando no futuro (veja quadro). Eu sempre me somei à reivindicação de um aeroporto de cargas e passageiros. Mas para evitar de ter que refazer obra, recapeamento de pista, tudo vai ser preparado para um futuro aeroporto de cargas. É por isso que já estamos lá na frente com a questão da outorga – salienta o prefeito Alceu Barbosa Velho (PDT).
Em janeiro, o prefeito assinou a outorga do terminal de Vila Oliva, que permite que o município firme parcerias para construir a área de cargas. Já a construção do terminal de passageiros será custeada pelo governo federal e é orçada, inicialmente, em R$ 124 milhões. A fase atual é a busca pelo licenciamento ambiental e pelo pagamento da indenização aos proprietários dos 445 hectares já reservados no Plano Diretor. O valor é estimado em R$ 20 milhões.
Segundo o prefeito, uma reunião com o governador José Ivo Sartori (PMDB) será marcada para os próximos dias, já que o governo do Estado havia se comprometido a bancar essa etapa – em maio de 2014, o então governador Tarso Genro (PT) assegurou que o Estado arcaria com essa conta, entregando um documento a Alceu. O município avalia, junto à Secretaria de Aviação Civil, a possibilidade de a própria prefeitura emitir a licença, por meio da gestão plena dos licenciamentos.
O projeto do aeroporto foi apresentado à imprensa na manhã desta quarta-feira. Uma vez emitida a licença ambiental e licitado pelo governo federal, o que é esperado para 2017, o prazo estimado para obras é de 20 meses. Somente depois se pensaria no cargueiro.
Município buscará recursos para ligação com Gramado
O plano da prefeitura é de, em 2017, concluir o Plano Diretor de Vila Oliva, que serve para regrar e planejar futuras obras na região. O Samae, junto à Secretaria Municipal do Planejamento, também deve estudar como será a ligação de água até Vila Oliva, desde a Estação de Tratamento de Água (ETA) Morro Alegre, abastecida pela barragem do Marrecas.
A prefeitura também já tem projeto para asfaltamento dos 10 Km da Estrada Municipal Luiz Daneluz (Estrada do Raposo), que servirá de ligação com a região das Hortênsias e deve facilitar o deslocamento de turistas. A via foi alargada e liga a sede do distrito de Vila Oliva à Ponte Major Nicoletti (Ponte do Raposo), na divisa com Gramado. A partir dali, a estrada, ainda de chão batido, pertence ao município vizinho.
Para custear tanto o lado caxiense quando o trecho de Gramado, a ideia é buscar recursos junto ao Ministério do Turismo, com o argumento de que o próprio trajeto servirá como atração. A ponte de ferro, que já é atração turística, seria preservada e outra seria construída nas proximidades, projeta Alceu.
COMO SERÁ
:: pista com 1.983 metros de comprimento e 45 metros de largura (pista será preservada e ampliada para poder receber cargueiros)
:: terminal de passageiros de tamanho definitivoz área total de 4.746 metros quadrados
:: pátio com espaço para oito aeronaves, que poderá ser ampliado para 12
:: área de combate a incêndio de 400 metros quadrados (não precisará ser aumentado)
:: inicialmente vai operar por instrumentos, mas no futuro a ideia é a implantação do sistema ILS, que possibilita a aproximação da aeronave por precisão
O QUE FICARÁ PARA O FUTURO
:: construção de terminal de cargas e ligação com a pistaz construção de área para armazenar mercadorias