Ainda não foi a inauguração oficial. Mas na tarde de ontem, os 11 primeiros idosos que serão atendidos no Centro de Convivência Paz e Bem foram recebidos pelo frei Jaime Bettega na recém-reformada casa do bairro Esplanada. O serviço será oferecido pela Fundação de Assistência Social (FAS), em parceria com a Legião Franciscana de Assistência aos Necessitados (Lefan), e os beneficiados são escolhidos através de critérios de vulnerabilidade social.
A reforma no imóvel onde ficava o antigo Mercado Castilhos, e que por anos foi ponto de encontros de usuários de drogas e bandidos que infernizavam a vizinhança, envolveu cerca de 40 voluntários e foi bancada por doações de empresas e dinheiro arrecadado em ações como o Bazar do Bem. Levou dois anos para ser concluída, e durante este período a criminalidade diminuiu bastante nos arredores.
Ainda funcionando em caráter experimental, a estimativa é de que o Centro de Convivência possa atender a 30 idosos por turno, que irão desfrutar de um espaço com sala computação, espaço de recreação, biblioteca, salão de dança, enfermaria, refeitório, horta e academia. A inauguração está prevista para meados de agosto.