O sábado marcado como Dia D da vacinação contra a gripe imunizou 16.886 pessoas em Caxias do Sul, segundo a secretaria Municipal da Saúde. Durante o dia, as 47 unidades básicas de saúde aplicaram as doses na população inclusa no grupo de risco.
A reportagem do Pioneiro acompanhou as últimas horas de vacinação em quatro postos, nos bairros Santa Fé (zona Norte), Esplanada (zona Sul), Dimantino (zona Leste) e Desvio Rizzo (zona Oeste).
Confira as últimas notícias do Pioneiro
A expectativa de fluxo maior da população nas últimas horas da vacinação só se confirmou no bairro Desvio Rizzo, quando a fila se formava na rua por volta das 15h. A maioria era de pais que levavam os filhos para a imunização. Tales Rodrigues dos Santos, 10 meses, recebia a vacina pela primeira vez.
– Agoro volto tranquila para casa. Criança gripa bastante nesta época – resumiu a mãe, Dilma Rodrigues dos Santos, 31.
Pais dos gêmeos Pedro e Miguel, 3, Anderson Busnello, 34, também aproveitou o sábado de folga para vacinar os filhos. Depois das 16h, não havia filas nos postos do Santa Fé e do Esplanada. No Santa Fé, até às 15h, 191 doses haviam sido aplicadas - 88 em crianças - das 300 disponibilizadas para o Dia D.
– Durante a semana tivemos bastante procura pela vacina, e isso se refletiu no sábado, diminuindo o movimento – avalia o enfermeiro Saulo Voltolini.
No bairro Diamantino, às 16h55min, cinco minutos antes do fim da vacinação, as portas já estavam fechadas. De acordo com a secretaria municipal da Saúde, pacientes aguardavam atendimento dentro do posto.
A vacinação contra a gripe segue até o dia 20 de maio em todas as unidades básicas de saúde.Em Caxias do Sul, 115 mil pessoas devem ser imunizadas.
Grupos de risco
:: pessoas com mais de 60 anos
:: crianças de seis meses e a cinco anos incompletos
:: gestantes
:: mulheres até 45 dias do pós parto
:: trabalhadores de saúde
:: indígenas
:: portadores de doenças crônicas não transmissíveis
O que levar
A pessoa deve levar documento que comprove que pertence a um grupo de risco. Mulheres no início da gravidez ou que tiveram bebê recentemente, por exemplo, podem levar algum exame.Portadores de doenças crônicas devem apresentar prescrição médica ou outro comprovante, como receita de remédio de uso contínuo. Idosos e crianças devem portar documento. Não é obrigatório levar cartão do SUS
Onde ir
O ideal é ir até a UBS mais perto de sua casa, porque as doses foram distribuídas de acordo com a população de cada região.