A 5ª Coordenadoria Regional da Saúde (CRS) aguarda o resultado de 23 casos suspeitos de Gripe A na Serra Gaúcha. Os laudos devem confirmar se as vítimas estão mesmo com o vírus influenza A. O boletim epidemiológico é divulgado semanalmente pela Secretaria de Saúde do Rio Grande do Sul.
Dois destes possíveis casos envolvem morte de moradores de Vacaria, segundo a responsável pela Vigilância Epidemiológica de Vacaria, a enfermeira Rosana Nery Soldatelli. As vítimas vieram a óbito na última quinta-feira e no sábado. Os resultados dos exames devem ficar prontos nesta semana. O caso de um caminhoneiro que morreu na cidade no início do mês não entrou na estatística porque ele contraiu a doença fora do RS.
De acordo com a coordenadora da 5ª CRS, Solange Sonda, 135 notificações para o exame foram emitidas até esta terça-feira. Quatro casos foram confirmados na região, sendo que dois vieram a óbito. Um homem de 64 anos, morador de Flores da Cunha, morreu no Hospital da Unimed, em Caxias, no mês de março. A segunda morte foi de uma mulher de 21 anos, no dia 16 de abril, em Vacaria.