
Este sábado (26) é Dia D para vacinação contra a gripe em Caxias do Sul, que soma, até agora, em torno de 20 mil imunizados — 10,3% do público-alvo. O palco principal é a Praça Dante Alighieri, das 9h às 16h, mas a ação se estende a 13 unidades básicas de saúde (UBSs), entre 8h e 17h (veja lista abaixo).
A mobilização local, convocada pela Secretaria Municipal da Saúde (SMS), mira principalmente o público infantil, um dos grupos aptos. Isso porque, conforme dados preliminares, desde o início da campanha, em 7 de abril, apenas 3% das crianças de seis meses até antes de completar seis anos receberam a dose. São 46 mil meninos e meninas nessa faixa etária.
— Até o momento vacinamos uma média de 20 mil pessoas. Observamos uma grande adesão dos idosos, que têm procurado as unidades, feito suas vacinas. Mas reforçamos aos pais e responsáveis, que durante a semana trabalham: esse sábado é o momento de levar a criança para ser vacinada contra a gripe antes do inverno para que não tenha complicações, afastamento da escola e até internações — alerta Magda Beatris Teles, diretora-técnica da Vigilância Epidemiológica da SMS.
Para se vacinar, basta levar documento com foto e CPF. Crianças precisam levar CPF, Cartão SUS e caderneta de vacinas.
Com a chegada de mais doses ao município, foi ampliada nesta semana a disponibilidade para todos os grupos prioritários definidos pelo Ministério da Saúde. A liberação à comunidade em geral depende do avanço da campanha na cidade — que pretende imunizar 90% do público-alvo — e de autorização do governo federal.
Quem não puder neste sábado, terá outro Dia D, em 10 de maio, também na Praça Dante. Durante a semana, quase todas as UBSs oferecem dose contra a gripe. A exceção fica por conta da Mariani que, em obras, não tem sala de vacinação na unidade temporária, e da Esplanada, com problemas na câmara de vacinas.
Serviço
Dia D para vacinação contra a gripe
- Quando: Sábado, dia 26 de abril.
- Onde: Praça Dante Alighieri; e UBSs Campos da Serra, Cinquentenário, Cruzeiro, Desvio Rizzo, Eldorado, Esplanada, Fátima Alto, Fazenda Souza, Planalto, Reolon, São Caetano, Vila Ipê e Vila Lobos.
- Horários: Praça, das 9h às 16h, e UBSs, das 8h às 17h.
Públicos aptos
- Crianças de seis meses a 5 anos, 11 meses e 29 dias
- Pessoas com 60 anos ou mais
- Gestantes
- Puérperas (mulheres até 45 dias após parto)
- Trabalhadores da saúde
- Indígenas
- Pessoas em situação de rua
- Professores dos ensinos básico e superior
- Profissionais das forças de segurança e salvamento
- Profissionais das Forças Armadas
- Pessoas com deficiência permanente
- Caminhoneiros
- Trabalhadores de transporte coletivo rodoviário para passageiros urbanos e de longo curso
- Trabalhadores portuários
- Trabalhadores dos Correios
- Pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais
- População privada de liberdade, além de adolescentes e jovens sob medidas socioeducativas