O secretário da Saúde de Caxias do Sul, Geraldo da Rocha Freitas Junior, prevê que em até duas semanas seja emitido o parecer sobre a empresa que pretende operar o serviço de telemedicina no município. O assunto foi tratado durante entrevista para o programa Gaúcha Hoje, da Rádio Gaúcha Serra, deste sábado (11).
O parecer é resultado de uma prova de conceito realizada sexta-feira (10) pela prefeitura e faz parte do processo licitatório. A empresa submetida à prova foi a NXT Telessaúde LTDA, melhor classificada dentre as 16 que participam da licitação.
Houve a demonstração simulada de marcação de consulta por telefone e de realização de atendimento médico por videochamada para a equipe da Secretaria Municipal da Saúde. Essa fase, segundo a prefeitura, está prevista no edital e serve para demonstrar se a empresa atende às exigências.
Se a NXT Telessaúde não for considerada apta, a próxima classificada será chamada e assim sucessivamente. Na entrevista deste sábado, o secretário ressaltou que a implantação da telemedicina é o grande desafio da pasta e que o funcionamento pode ocorrer em um prazo de 90 dias, a depender da aprovação da empresa avaliada.
— A telemedicina vai proporcionar uma celeridade nos processos e vai dar mais comodidade aos nossos usuários — enfatiza o secretário.
A licitação lançada pela prefeitura busca uma empresa para realizar atendimentos por videochamada em clínica médica e nas especialidades de cardiologia, reumatologia, endocrinologia, psiquiatria, psicoterapia e neurologia. Um dos objetivos é diminuir a demanda reprimida por atendimentos em especialidades.