Em plena primavera e a menos de duas semanas para o início do verão, os moradores de municípios da Serra conviveram na manhã desta segunda-feira (9) com um friozinho típico de estações mais geladas. A cidade de São José dos Ausentes, nos Campos de Cima da Serra, registrou a temperatura mais baixa no Rio Grande do Sul: 9,3ºC.
Canela, nas Hortênsias, marcou 10,9ºC e também esteve entre as dez cidades gaúchas com as menores temperaturas. Em Caxias do Sul, a mínima foi de 11ºC e, durante a tarde, não deve esquentar muito. A máxima deve ser de 21ºC.
O frio atípico para essa época do ano - a temperatura média para o período é em torno de 13ºC a 15ºC - está com dias contados. De acordo com a Climatempo, uma massa de ar frio atua no Rio Grande do Sul e faz com que tenha as pessoas precisem vestir um agasalho a mais para se aquecer.
Esse sistema avançou junto com a frente fria que trouxe chuva no fim de semana na região. Mas, a partir de terça-feira (10), esse ar frio vai começar a enfraquecer e gradualmente as temperaturas voltam a subir.
Veja como fica a previsão do tempo para hoje e os próximos dias.
Segunda-feira (9)
Além do frio, a semana começou com áreas de instabilidades favorecendo a formação de nuvens carregadas, principalmente na região dos Campos de Cima da Serra. Pode chover a qualquer momento em toda a Serra. Ao longo do dia, rajadas de vento de 40 a 50 km/h podem acontecer em grande parte do estado.
Terça-feira (10)
O sol predomina na maior parte do território gaúcho. Ainda pode haver nebulosidade na Serra, na Região Metropolitana e nos Vales. Nessas áreas, há possibilidade de pancadas de chuva isoladas ao longo do dia.
Quarta (11)
O clima deve se estabilizar. O sol aparece em todas as regiões do RS, com elevação nas temperaturas. Ainda pode chover de forma isolada na Serra, intercalando períodos de instabilidade com melhora. Em Caxias do Sul, há chance de chuva passageira à tarde, mas com volume muito baixo. A temperatura oscila entre 15°C e 24°C.