As obras de macrodrenagem para implantação de galeria na Avenida São Leopoldo, no cruzamento com a Perimetral Sul, em Caxias do Sul, vão impactar o trânsito na Zona Sul de Caxias a partir de segunda-feira (11). Já no início da próxima semana, uma galeria vai cruzar a rua pouco antes do Vantajão Atacado, em frente a uma garagem de carros, bloqueando o fluxo logo após a rotatória da São Leopoldo com a Perimetral.
A obra será realizada pelo Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (Samae) e tem o objetivo de evitar alagamentos na região. A tubulação vai atender a uma área de 370 hectares que inclui os bairros São Leopoldo, Panazzolo, Exposição, Rio Branco, Kaiser, Salgado Filho e São Pelegrino. A área reúne cerca de 30 mil moradores.
A previsão é que esta fase da obra seja concluída somente no final de dezembro. Até lá, o motorista que desce a Perimetral Sul, no sentido dos bairros Kayser-São Leopoldo, ou vem da Avenida São Leopoldo em direção à BR-116, precisará fazer um desvio que foi construído na rotatória, virando à direita. Depois, usará a pista contrária da São Leopoldo em direção à rodovia federal.
Atualmente, o sentido da BR-116, de Galópolis à Avenida São Leopoldo, tem duas pistas e uma extensão para estacionamento à esquerda. Esta extensão será utilizada para o fluxo contrário, já o sentido da BR-116 para a Perimetral Sul seguirá com duas pistas.
Para evitar congestionamentos, a prefeitura indica os seguintes desvios:
Para quem trafega da Zona Oeste em direção ao Centro: as vias alternativas incluem as ruas Travessa São Marcos, Travessa Rio Grande, Ambrósio Colombo, Carlos Ceroni, José Martha, Sapucaia, Erna Sirtoli Uez e Fernando Francisco Kaller.
Para quem trafega da Zona Sul (da região dos bairros Bom Pastor e Esplanada) em direção à BR-116 e ao Centro: as vias alternativas incluem as ruas Ernesto Casara, Salgado Filho, Erna Sirtoli Uez, João Bettega, Luiz Rossato Primo e Alvoredo Pellini.
A partir de janeiro do ano que vem se inicia a travessia na Perimetral Sul, em frente à Caixa Econômica Federal, segundo a prefeitura. Nesta segunda intervenção, uma pista por vez será interditada. A previsão é de dois meses para conclusão.