A partir desta segunda-feira (12), a zona sul de Caxias receberá obras de implantação de uma nova galeria de escoamento da água da chuva. A tubulação terá 615 metros de extensão e ficará nas proximidades da rotatória da Avenida São Leopoldo com a Perimetral Sul. O trabalho terá duração aproximada de um ano e a autorização para o início foi assinada em fevereiro.
A obra será realizada pelo Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (Samae) e tem o objetivo de evitar alagamentos na região. Atualmente já existe uma estrutura construída em pedra na região, mas ela apresenta risco de desabamento e passa por baixo de um complexo comercial, o que dificulta os reparos. A nova galeria será de peças pré-moldadas e terá maior capacidade.
De acordo com o Samae, a tubulação vai atender a uma área de 370 hectares que inclui os bairros São Leopoldo, Panazzolo, Exposição, Rio Branco, Kaiser, Salgado Filho e São Pelegrino. A área reúne cerca de 30 mil moradores.
A água da chuva coletada nessa região será canalizada para o Arroio Pinhal junto à rótula da Avenida São Leopoldo com a BR-116. Para isso, a galeria a ser construída terá início da Rua Erna Sirtoli Uez, atrás de um complexo comercial que fica junto à rotatória da Avenida São Leopoldo com a Perimetral Sul. O encanamento irá atravessar o estacionamento do imóvel e cruzar uma das pistas da perimetral até a rotatória. No entroncamento, ele irá se unir a outra galeria, que passa pela Avenida Salgado Filho. Para chegar até a BR-116, a nova estrutura será conectada a outra já existente.
A solução para os alagamentos é aguardada pelos moradores da zona sul há 20 anos. Originalmente, a construção da nova galeria seria responsabilidade da Secretaria de Obras. Em 2022, porém, a Câmara de Vereadores aprovou uma lei, proposta pelo Executivo, para que o investimento fosse realizado pelo Samae. O motivo era a disponibilidade de recursos na autarquia, diante do caixa apertado na secretaria. Foram necessárias três licitações para encontrar uma empresa interessada.
Além da obra na Perimetral Sul, a lei incluiu no pacote a implantação de uma nova galeria no bairro Sagrada Família, já finalizada, e a instalação de novas tubulações na Rua Flora Magnabosco, também no bairro São Leopoldo. Outra intervenção repassada ao Samae foi a nova rede que integra a revitalização do acesso ao bairro Desvio Rizzo, realizada por outra empresa contratada.