A Ponte de Ferro, em Feliz, foi liberada parcialmente no final da tarde desta sexta-feira (4). Conforme a assessoria de imprensa da prefeitura, veículos leves com até 2,1 metros de altura podem utilizar nos finais de semana e no período de 18h e 7h30min entre segunda a sexta-feira. A restrição de horários durante a semana é porque trabalhos ainda precisam ser realizados. Anteriormente, a previsão de liberação era apenas para a metade de outubro.
Os trabalhos já duram 81 dias e foram realizados no sentido de reforçar a estrutura da ponte, danificada na chuva de maio. Foram obras no pilar sul, com o reforço das transversinas, a instalação de cabo de proteção na parte inferior da ponte, a troca dos equipamentos de apoio e a troca das chapas da pista de rolamento.
Falta, agora, a pintura, que será feita posteriormente, e a colocação de gabiões no entroncamento dos dois lados da ponte. Essas obras não impactam no uso dela pelos motoristas.
Eventuais bloqueios totais podem voltar a ocorrer, mas serão informados. Ao mesmo tempo, o passeio lateral, exclusivo para pedestres, está aberto sem restrições.
A previsão de liberação total segue para a metade do mês, a depender de fatores externos. A prefeitura reforça que a histórica Ponte de Ferro, mesmo após a conclusão, manterá a restrição apenas para os veículos leves, com altura de até 2,1 metros.
Outros tipos de veículos devem utilizar a nova Ponte Baixa, que está localizada entre Picada Cará e Arroio Feliz, no próprio município. Apesar da inauguração oficial dessa estrutura ocorrer em 12 de outubro, uma pista já está liberada.
Com estas passagens, Feliz volta a ser alternativa para os motoristas que transitam entre Caxias do Sul e a Região das Hortênsias.