Um ato simbólico realizado nesta sexta-feira (18), em Porto Alegre, marcou a assinatura do contrato do Porto Meridional, de Arroio do Sal. O encontro ocorreu na sede da Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul (Fiergs), na Capital. Estiveram presentes representantes da prefeitura de Caxias do Sul e de entidades como a Câmara de Indústria, Comércio e Serviços de Caxias do Sul (CIC Caxias).
O evento contou ainda com a participação dos ministros Silvio Costa Filho, de Portos e Aeroportos, e Paulo Pimenta, da Secretaria de Comunicação Social.
O contrato oficializa a adesão entre a União, por meio do Ministério de Portos e Aeroportos, e a empresa Porto Meridional, com a interveniência da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq).
O ato, porém, é simbólico, uma vez que a autorização oficial para o andamento da obra havia ocorrido ainda em 1º de outubro, quando foi publicado o Contrato de Adesão nº 03/2024, em que a União concedeu à empresa o direito de implantar o projeto, concluindo o processo prévio de autorização junto aos órgãos responsáveis.
Melhorias na infraestrutura do Estado
Representantes de Caxias do Sul sempre defenderam a construção da estrutura em Arroio do Sal. Após o evento, a assessoria da CIC lembrou que a presença de representantes da entidade "reforça o papel na defesa de melhorias na infraestrutura do Estado, reconhecendo que a construção de um novo porto é essencial para impulsionar o desenvolvimento econômico e garantir o escoamento eficiente da produção. A entidade tem sido apoiadora ativa na implantação deste importante modal logístico".
Ainda segundo o vice-presidente da CIC, Ruben Bisi, com a formalização desta etapa inicial de autorização para instalação do porto, o Estado avança em direção a um cenário mais competitivo e favorável ao crescimento, alinhando-se às necessidades do setor produtivo e consolidando um ambiente de negócios mais promissor em todo o Rio Grande do Sul.
Bisi, que também atua como vice-presidente regional e vice-coordenador do Comitê de Infraestrutura da Fiergs (Coinfra), disse ainda que a expectativa é positiva em relação às próximas etapas, reforçando a importância da continuidade do projeto.
Porto Meridional, em Arroio do Sal
- O projeto do Porto Meridional tem investimento estimado em R$ 1,3 bilhão.
- Terá capacidade anual de movimentar cinco milhões de toneladas de carga sólida e a granel, 800 mil toneladas de cargas líquidas, 1,8 mil toneladas de cargas gerais e 300 contêineres.
- As obras estão previstas para durarem 20 meses e deverão gerar mais de 2 mil empregos diretos e quase 5 mil indiretos, envolvendo setores como funções administrativas e mão de obra vinculada à construção civil.
- A iniciativa é liderada pela DTA Engenharia Portuária e Ambiental.