Correção: a solicitação da carteira no Tudo Fácil de Caxias começa na segunda-feira (14), e não nesta sexta-feira (11) como publicado entre as 13h19min de 8/10 e as 17h24min de 10/10. O texto já foi corrigido
A partir da próxima segunda-feira (14), a agência do Tudo Fácil de Caxias do Sul, que fica dentro do Bourbon Shopping, no bairro São Pelegrino, passará a realizar a solicitação e entrega da Carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (Ciptea). O serviço também será realizado nas outras cidades onde há unidades do Tudo Fácil: Porto Alegre, Lajeado, Passo Fundo, Pelotas e Rio Grande.
Com a carteirinha, a pessoa com Transtorno do Espectro Autista (TEA) tem dados de identificação e informações adicionais no mesmo documento por meio de um QR Code. O documento dá direito à meia-entrada e preferência em filas, dispensando, assim, a presença do laudo em mãos para comprovar o transtorno.
A confecção do documento pelo Tudo Fácil é resultado de um termo de cooperação entre a Fundação de Articulação e Desenvolvimento de Políticas Públicas para Pessoas com Deficiência e Pessoas com Altas Habilidades no Rio Grande do Sul (Faders) — que disponibiliza o serviço no Estado — e a Secretaria Estadual de Planejamento, Governança e Gestão.
Outro serviço que será ofertado em breve na unidade do Tudo Fácil será a solicitação e entrega do Passe Livre Intermunicipal para pessoas com deficiência e de baixa renda, porém ainda sem data definida para começar.
Outras formas de fazer a carteirinha
Para fazer o documento, as pessoas com autismo também podem entrar no site da Fundação de Articulação e Desenvolvimento de Políticas Públicas para Pessoas com Deficiência e Pessoas com Altas Habilidades no Rio Grande do Sul (Faders) e preencher os dados do formulário. Também é possível fazer a confecção de forma presencial em Caxias no Instituto Unitea, na Rua Francisco Getúlio Vargas, 1.130, no bairro Petrópolis, ou na Coordenadoria de Acessibilidade da prefeitura, na Rua Alfredo Chaves, 1.333, no bairro Exposição. Antes de procurar esses locais, é necessário fazer agendamento do atendimento.
A carteirinha pode ser retirada na Associação de Pais e Amigos do Excepcional (Apae), na Rua Marcelo Casagrande, 253, no bairro Bela Vista, na Associação de Pais e Amigos do Autista de Caxias (AMA), na Rua Padre Vicente Bertoni, 1.390, no bairro Forqueta, na Coordenadoria de Acessibilidade, Instituto Unitea, no Centro de Saúde Auditiva Clélia Manfro, na Rua Alexandre Fleming, 454, no bairro Madureira, e no Centro de Autismo, na Rua Pinheiro Machado, 2.738, no bairro São Pelegrino.