O tradicional concurso da Mais Bela Negra em Caxias do Sul está de volta. Depois de pelo menos nove anos sem ocorrer, 16 jovens já se inscreveram para o concurso em 2024. O evento está marcado para o dia 23 de novembro, no ginásio da Escola Santa Corona. Neste dia serão escolhidas a Mais Bela Negra, a 1ª e 2ª princesas e a melhor torcida.
O concurso é organizado por uma comissão independente, composta por Rosilei Bressan, Luciano Marinho, representante da Coordenadoria de Promoção de Igualdade Étnico-Racial, e Mestre Brasil, com apoio da União das Associações de Bairros (UAB).
— Somos de Caxias e o nosso povo tem que entender que a nossa cidade não é habitada somente por gringos. É habitada por negros também. E por que essas meninas negras têm que ficar escondidas nas favelas, nas periferias, em bairros isolados? Por que elas não podem mostrar a beleza? — provoca Rosilei.
Diferentemente das edições anteriores, as candidatas não representam entidades. O concurso será dividido em duas categorias: dos 12 aos 14 anos (juvenil) e dos 15 aos 26 (adulto). Nove jurados terão a missão de escolher a vencedora.
O concurso também contará com três etapas: um desfile coletivo, um desfile individual, com traje a ser criado por cada candidata, e uma mostra de talentos.
— Elas estão vivendo o sonho de participar de um concurso. Além de mostrar muita coisa para o nosso povo, estamos trazendo uma motivação para as meninas, mostrando que elas podem e têm o direito, que elas não têm que ter um padrão de beleza — ressalta a organizadora do evento.
As candidatas inscritas para o concurso adulto são:
- Gabriele Vitória da Rocha
- Mariana Moreira dos Santos
- Maria Eduarda Gonçalves Rodrigues
- Dyenifer Brites
- Hibians Marin
- Juliana Rech
- Mariana Carvalho Duarte Santos
- Iasmin Mayara da Silva
- Nicole Gabriele de Camargo Prado
- Ingrid Vitória Nogueira
- Isadora dos Santos
- Iasmin Hernandes Penna
- Daniele Pena de Almeida
- Gabriele Borges
- Brenda Barcellos Oliveira
- Lauren Lima Silveira