No próximo sábado (7), a Rua Sinimbu, no centro de Caxias do Sul, será a passarela para cerca de cinco mil pessoas desfilarem. Conforme s Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (SMEL), elas representarão 46 entidades no tradicional desfile cívico militar de 7 de Setembro, a partir das 9h. Uma estrutura será montada na Praça Dante Alighieri para as autoridades. O público pode acompanhar, gratuitamente, na calçada. O desfile terá duração média de 3h e pode ser cancelado devido ao mau tempo.
Nesta edição, o desfile terá dois temas. Nacionalmente, "Centenário da União dos Escoteiros do Brasil" e regionalmente "40 anos do Batalhão Suez e sua participação na primeira e mais longa missão de paz da ONU". Conforme a SMEL, as entidades inscritas no desfile tiveram a opção de trabalhar as temáticas com os participantes e podem representá-los de alguma forma ao longo do trajeto, porém, não é obrigatório.
A Secretaria Municipal de Trânsito bloqueará, a partir das 7h de sábado (7), a Rua Sinimbu e os todos cruzamentos entre as ruas Marechal Floriano e Vereador Mario Pezzi. O bloqueio seguirá até as primeiras horas da tarde. Ainda no sábado, às 17h ocorre o encerramento da Semana da Pátria com o arreamento da bandeira.
Banda Marcial Cristóvão de Mendoza
Uma das entidades que ensaia desde agosto é a Banda Marcial Cristóvão de Mendoza. Neste sábado (31), no pátio atrás da escola, cerca de 30 pessoas participaram. Os músicos voluntários tocam instrumentos de sopro da família dos metais (trompete, trombone, trompa, bombardino e tuba) e de percussão marcial (bombo, prato e caixa). Eles são coordenados pelo regente Antônio Roberto de Jesus Filho e pela mor Cristiane de Carvalho Menezes Boff. Mor é denominada a pessoa que comanda a banda nos desfiles.
A tradicional fanfarra de Caxias estará presente, como já é de costume, vestida com figurino que remete à guarda inglesa e marchando pela Sinimbu com um repertório de seis músicas.
— A banda marcha ao longo do trajeto no estilo militar acompanhando a convenção do desfile para que ele seja fluído, não paramos em nenhum momento. A gente prevê músicas no repertório com o hino, marchas militares e trilhas de filme, tudo comandado por mim ao lado dos músicos e a mor Cristiane a frente — explica o regente.
Filho detalha que a banda é composta pela comunidade, alunos e ex-alunos da Escola de Música do IEE Cristóvão de Mendoza. São pessoas com idade acima dos 12 anos, que já vêm de outra escola municipal ou que querem participar. O regente destaca que é um ambiente artístico e de reencontro, tanto que casais se formaram graças a banda e os filhos já participam também. A Banda Marcial foi criada em 1965 e desde então participa de consertos, eventos artísticos e desfiles em Caxias do Sul.