As solenidades referentes à Semana da Pátria foram oficialmente abertas na manhã deste domingo (1º), na Praça Dante Alighieri, em Caxias do Sul. A cerimônia se iniciou com o hasteamento das bandeiras do Brasil, do Rio Grande do Sul e do município.
Participaram o prefeito Adiló Didomenico, que hasteou a bandeira do Brasil; o sargento Volnei Marcos Lutke, do 5º Batalhão de Bombeiros Militar, que hasteou a bandeira do Rio Grande do Sul; e a juíza de direito Paula Moschen Brustolin Fagundes, que hasteou a bandeira de Caxias do Sul.
Por volta das 9h15min, a Centelha do Fogo Simbólico da Pátria chegou à Praça Dante Alighieri, conduzida por um grupo de escoteiros da cidade. A chama, que estava sob os cuidados do Grupo Escoteiro Imigrante 151/RS, foi repassada para a dupla Carlos Welademir Martis da Silva e Sergio Tadeu Chaves, que acenderam a Pira da Pátria.
A escolha dos nomes para acender a pira está relacionada aos temas da Semana da Pátria de 2024. A nível nacional, a celebração tem como temática “Centenário da União dos Escoteiros do Brasil”. Dessa forma, Carlos Welademir Martis da Silva foi convidado para a celebração por ser o escoteiro com mais tempo em atividade em Caxias do Sul, com 55 anos de atuação.
Já a temática regional aborda os “40 anos do Batalhão Suez e sua participação na primeira e mais longa missão de paz da ONU”. Com isso, o soldado veterano Sergio Tadeu Chaves, que serviu nas forças de paz da Organização das Nações Unidas (ONU) no Oriente Médio, foi convidado para a cerimônia.
O momento contou ainda com a presença de militares e da banda do 3º Grupo de Artilharia Antiaérea de Caxias do Sul, que entoaram o hino nacional durante o hasteamento das bandeiras.
A Semana da Pátria se encerra às 17h do dia 7 de setembro com o arriamento das bandeiras na Praça Dante Alighieri. A chama é apagada, mas uma centelha é coletada para compor a chama que ilumina a Semana Farroupilha.
A programação da Semana da Pátria:
:: Semana do dia 2 ao dia 6 de setembro: sempre às 9h, ocorre o hasteamento da bandeira e, às 17h, o arriamento. Ao longo do dia, é escalado um grupo de escoteiros para fazer a guarda da chama e das bandeiras.
:: Sábado, 7 de setembro: desfile da Independência, às 9h, na Rua Sinimbu, entre a Marechal Floriano e a Vereador Mario Pezzi, em Lourdes. O desfile terá duração média de 3h.
:: Encerramento da Semana da Pátria: arriamento das bandeiras na Praça Dante, às 17h.