A Semana da Pátria de Caxias do Sul terá abertura oficial neste domingo (1º), às 9h, com o acendimento da Pira da Pátria e hasteamento das bandeiras na Praça Dante Alighieri
No entanto, as atividades alusivas à Independência do Brasil começam ainda no sábado (31), a partir das 19h30min, quando o Grupo Escoteiro Imigrante 151/RS conduzirá a cerimônia do Fogo de Conselho na Cancha de Laço dos pavilhões da Festa da Uva. O evento é gratuito e aberto ao público, com entrada pelo portão 4.
No domingo, por volta de 8h45min, os escoteiros saem da sede, na escola João Triches, no bairro Pio X, em direção à Praça Dante Alighieri. No Centro, os líderes do Executivo, Legislativo e Judiciário da cidade hasteiam as bandeiras do Brasil, Rio Grande do Sul e de Caxias do Sul.
Não haverá bloqueio de trânsito nas ruas do entorno da praça no domingo, mas a Secretaria Municipal de Trânsito (SMTTM) vai bloquear o estacionamento oblíquo em frente à Catedral Diocesana.
Jairo Fonseca, um dos diretores do Grupo Imigrante, diz que eles prepararam, para o sábado a noite, apresentações misturando alegria com os princípios dos escoteiros:
— Para o escotismo, é uma reunião em que à noite, iluminados e aquecidos por uma fogueira, todos se reúnem para se divertir, cantar, dançar e também para refletir.
Nesta edição, as comemorações da Independência do Brasil têm dois temas: o nacional, Centenário da União dos Escoteiros do Brasil, e o regional, 40 anos do Batalhão Suez e sua participação na primeira e mais longa missão de paz da ONU. Conforme divulgação do Ministério da Defesa, o Batalhão de Suez, ou "Boinas Azuis" como são conhecidos, foi um grupo de aproximadamente 600 brasileiros enviados para a Primeira Força de Emergência das Nações Unidas, na região compreendida do Sinai e Faixa de Gaza, entre 1957 e 1967. Essa missão, segundo o Ministério, ajudou a acabar com a guerra no Oriente Médio. A Associação Brasileira de Integrantes do Batalhão Suez do Rio Grande do Sul completou 40 anos em julho.
A Semana da Pátria se encerra às 17h do dia 7 de setembro com o arriamento das bandeiras na Praça Dante Alighieri. A chama é apagada, mas uma centelha é coletada para compor a chama que ilumina a Semana Farroupilha.
A programação da Semana da Pátria:
:: Sábado, 31 de agosto: a partir das 19h30min, o Grupo Escoteiro Imigrante 151/RS conduzirá a cerimônia do Fogo de Conselho na cancha de laço dos Pavilhões.
:: Domingo, 1º de setembro: às 9h haverá o acendimento da chama e hasteamento das bandeiras na Praça Dante Alighieri.
:: Semana do dia 2 ao dia 6 de setembro: sempre às 9h ocorre o hasteamento da bandeira e às 17h o arriamento. Ao longo do dia, é escalado um grupo de escoteiros para fazer a guarda da chama e das bandeiras.
:: Sábado, 7 de setembro: desfile da Independência às 9h, na Rua Sinimbu, entre as ruas Marechal Floriano e a Vereador Mario Pezzi, em Lourdes. O desfile terá duração média de 3h.
:: Encerramento da Semana da Pátria: arriamento das bandeiras na Praça Dante às 17h.