Uma reunião entre a Secretaria de Logística e Transportes (Selt) e a Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero) definiu nesta terça-feira (17) a reabertura dos aeroportos de Canela e Torres. As duas estruturas tiveram as operações interrompidas após uma determinação publicada pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) na última sexta (13) — não havia voos comerciais sendo operados até então, apenas aviação privada. A previsão é de que os aeroportos retomem as atividades na próxima quinta-feira (19).
Em nota, a secretaria estadual informou que, durante a reunião, a Infraero solicitou que a gestão e a operação dos aeroportos permaneçam com a Selt até o fim da transição operacional, que deve ocorrer em até 120 dias. Entretanto, no dia 4 de setembro, uma publicação feita no Diário Oficial da União (DOU) apontava que a Infraero assumiria a gestão dos terminais em até 15 dias. O prazo termina na quinta-feira desta semana. A gestão anterior estava a cargo do Departamento Aeroportuário do Estado (DAP).
Em razão do compromisso assumido e publicado no dia 4 de setembro, houve a desmobilização de equipes responsáveis pelos dois aeroportos. Ou seja, gestores, operadores, responsáveis pela segurança, manutenção e resposta à emergência, que eram ligados ao DAP, deixaram de atuar nos aeroportos de Canela e Torres. Neste período, a Infraero não designou novos profissionais para responder pelos terminais, por isso as operações foram interrompidas pela Anac, em razão da existência de riscos potenciais às operações aéreas.
Diante da situação, durante a reunião desta terça-feira, a Infraero se comprometeu em otimizar as ações para assumir as operações dos dois aeroportos no menor espaço de tempo. A empresa afirmou ainda que irá cumprir o prazo de 15 dias e, consequentemente, os terminais podem ser reabertos na quinta-feira.
A medida de transição gestacional foi adotada para que ambos os complexos recebam investimentos com o objetivo de viabilizar voos comerciais no curto prazo. Seria uma forma de oferecer mais opções de ligações aéreas no Rio Grande do Sul durante o fechamento do aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre.
Plano de Transição Operacional
Ainda conforme a nota da Secretaria de Logística e Transportes, durante a reunião, a Infraero apresentou a minuta do Plano de Transição Operacional (PTO). Uma nova reunião está marcada para ocorrer nesta quarta-feira (18), entre a Selt e a Infraero, a fim de definir o prazo da transferência da gestão e operação dos terminais para a empresa estatal.
A Infraero se comprometeu, ainda na reunião desta terça-feira, em retirar as máquinas dos aeroportos e tapar os buracos das pistas gerados por obras. A empresa prometeu também que enviará para a Anac um ofício comprovando a desobstrução da pista, para que a agência libere as atividades nos dois aeroportos.