A ordem de início da nova ponte entre Feliz e Linha Nova, no Vale do Caí, foi assinada na quarta-feira (7) pelo governador Eduardo Leite. A estrutura na VRS-843, sobre o Rio Caí, substitui a que foi destruída pela enchente de maio. Segundo nota do Estado, a passagem terá 120 metros de comprimento e tem previsão para ser concluída no segundo semestre de 2025. Quando finalizada, pode ser mais um caminho alternativo entre a Serra e a Região das Hortênsias.
A contratação, execução e fiscalização da obra fica com o Estado, por meio do Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer). O investimento é de R$ 11,7 milhões, a partir do Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR), do governo federal.
Sem a ponte, moradores da localidade de Picada Cará utilizam uma ponte pênsil. Ela foi instalada pela prefeitura de Feliz para permitir a passagem de pedestres e ciclistas. A travessia tem cem metros.
A nova ponte na VRS-843, em Feliz, será construída pela Trilha Engenharia, de Santa Catarina. Conforme a comunicação do Estado, ela foi vencedora da disputa eletrônica, em Regime de Contratação Integrada. Nessa modalidade, a mesma empresa faz os projetos básico e executivo, além da construção da nova estrutura.
— É mais um passo que damos para a reconstrução do Rio Grande, com o apoio de todos. A ponte da VRS-843 é fundamental para o Vale do Caí, pois, além de servir para o escoamento da produção dos municípios, é uma rota alternativa para a Região das Hortênsias — declara o secretário de Logística e Transportes, Juvir Costella.
Esta ponte e a Ponte de Ferro, atualmente em reformas, são as duas únicas estruturas da cidade que passam sobre o Rio Caí. Passando de Feliz, o município de Linha Nova faz ligação com as cidades de Picada Café e Nova Petrópolis.
Ponte de Ferro passa por reforma
Outra passagem importante entre as cidades sobre o Rio Caí, a Ponte de Ferro está interditada para reforma desde a metade de julho. Os trabalhos têm previsão de 90 dias. Ou seja, devem durar pelo menos até outubro.
Ao mesmo tempo, o município constrói uma nova ponte, ao lado da estrutura histórica de 125 anos. Esta nova travessia terá pista dupla e passagem lateral para pedestres e ciclistas. O investimento é de pelo menos R$ 15 milhões, com previsão de entrega para o ano que vem.
Sem a ponte na VRS-843 e a Ponte de Ferro, a principal alternativa aos motoristas para passar pelo Rio Caí é a Ponte do Bananal, em Vale Real. A travessia também é uma alternativa entre Caxias e Nova Petrópolis e se tornou mais vantajosa devido ao sistema pare e siga no km 181 da BR-116. Pequenas elevações no nível do rio, contudo, podem deixar a estrutura submersa, obrigando a busca por outros caminhos.