O aumento da temperatura global, que marcou 2023 como o ano mais quente da história, segundo a Organização Meteorológica Mundial (OMN), tem alterado o comportamento de videiras e a produção do vinho ao redor do mundo.
O calor faz aumentar o nível de açúcar na uva, o que, por consequência, diminui a acidez e deixa as bebidas mais alcoólicas em regiões reconhecidas da França, Espanha e Argentina.
Para compartilhar de que forma os países estão lidando com a realidade atual, a Escola do Vinho Conception Wine promove, a partir desta quinta-feira (29), a primeira edição do Enomeeting, no Boulevard Convention Vale dos Vinhedos, em Garibaldi.
No encontro, especialistas de sete países e do Brasil se reunirão para debater a adaptação climática. De acordo com o sócio fundador da Conception Wine, o enólogo Edegar Scortegagna, a discussão está em como escolher a melhor variedade a ser cultivada em cada uma das regiões.
— Cada região do mundo tem a sua dor. Tem aquela onde chove muito e onde chove pouco, a que faz mais ou menos calor, então temos variedades de uva que suportam as condições de cada local e fazem com que a uva preserve suas características. Já temos soluções biológicas para corrigir, na elaboração do vinho, o que o clima alterou na planta, mas queremos mexer menos na bebida e mais na fruta. Quanto mais conseguirmos variedades diferentes e formas de adaptar o vinhedo, mais teremos vinhos equilibrados e com menos intervenções.
Entre as palestras, destaque para a forma como a Argentina e a Espanha encaram as mudanças climáticas. O aumento da temperatura global, que preocupa especialistas como a doutora em biotecnologia Fernanda Spinelli, pode alterar o ciclo da videira e influenciar na graduação alcóolica das bebidas:
— Em algumas regiões do mundo, o vinho que tinha 12% de álcool passou a ter 15%. A Organização Internacional da Vinha e do Vinho (OIV), da qual sou delegada científica, vai apresentar ações e medidas de adaptação que podem criar resiliência às plantas. Alguns impactos, como o das enchentes, são tão graves que não permitem mais adaptação. Nos últimos 120 anos, a temperatura aumentou 1,1Cº e a projeção para os próximos 80 anos é de que aumente até 4ºC se não tomarmos medidas para minimizar.
Com alterativa para o manejo de vinhedos, o encontro que seguirá até o sábado (31), vai abordar os motivos da implementação da dupla poda, alternativas biodinâmicas, manejo de insetos praga e variedades resistentes ao oídio e a peronospora, conhecidos como mufa, e que é uma das doenças que mais preocupa a viticultura no país.
Serviço
1º Enomeeting da Conception Wine Desbravando Vinhos e Vinhedos 2024
Quando: De 29 a 31 de agosto de 2024
Onde: Boulevard Convention Vale dos Vinhedos
Quanto custa: R$ 2.650 (inclui degustações, coquetel de abertura e jantar de encerramento)
Inscrições: (55) 9900-1053 (Whatsapp)