O frio desta manhã de sábado (10) não impediu os caxienses de ir até o estacionamento da Câmara de Vereadores para descartar corretamente os resíduos especiais guardados em casa (confira o que pode ser doado abaixo). Em as 8h e 9h30min, 500kg de materiais especiais e perigosos foram entregues aos organizadores da iniciativa do coletivo Lixo Zero de Caxias do Sul, com o apoio da Câmara Municipal e da Secretaria Municipal do Meio Ambiente. A expectativa é recolher, até o início da tarde, até 4 mil toneladas de resíduos.
O morador do bairro São Leopoldo, Manuel Isotton, chegou na Câmara nesta manhã com o porta-malas carregado de caixas. Nelas tinha garrafas e potes de vidro e eletrônicos estragados.
— Não coloco esses objetos no lixo normal por causa do meio ambiente, guardo eles em casa até que eu saiba de uma ação como essa de coleta — afirma, que deve levar, à tarde, uma grande quantidade de isopor.
A embaixadora do Instituto Lixo Zero em Caxias, Victoria Reolon de Mello, explica que o material arrecadado terá o destino correto:
— Alguns vão para a cooperativa de recicladoras, outros, como os potes de vidro, serão reutilizados por empresas parceiras. Os calçados voltam a ser matéria-prima e os eletrodomésticos depois de consertados serão entregues à Fundação Caxias.
A Fundação Caxias, segundo o presidente Euclides Sirena, que acompanhava a ação nesta manhã, fez uma parceria com a Comunidade Terapêutica Centro Vita, de Caxias do Sul. Os eletrodomésticos recolhidos neste sábado vão ser consertados por 15 internados do Centro para recuperação química.
— Eles vão aprender na prática a mexer nesses eletrodomésticos, ver como é por dentro e se profissionalizar, para que depois da recuperação possam se inserir no mercado de trabalho — explica Sirena.
Joares Paim, integrante da diretoria na área de projetos da Fundação Caxias, reforça que, depois do conserto, a Ambe, empresa de coleta de lixo eletrônico, entregará os equipamentos consertados a pessoas atingidas pelas enchentes na região. A empresa também fará a destinação correta daqueles eletrodomésticos que não tiverem conserto.
A próxima edição do Drive-thru de Resíduos deve ocorrer em outubro, mas ainda não tem data e nem local definidos.
Até as 14h deste sábado serão recolhidos:
- Eletrônicos (de pequeno e médio porte);
- Guarda-chuvas e sombrinhas quebradas;
- Chapas de raio X;
- Óleo de cozinha usado;
- Cápsulas de café;
- Isopor;
- Vidros inteiros (garrafas, potes de conserva);
- Esponjas de cozinha usadas;
- Tampinhas plásticas;
- Cartelas de medicamentos vazias;
- Lonas e banners;
- Calçados estragados para descarte.