Vacaria, nos Campos de Cima da Serra, registrou o amanhecer mais gelado do Rio Grande do Sul nesta segunda-feira (26). Conforme dados do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), compilados pela Climatempo, o termômetro marcou -0,9ºC na medição das 7h. A máxima na cidade deve ser de 13ºC.
Serafina Corrêa, também na Serra, teve marca de - 0,7ºC, com a mesma sensação térmica, sendo a segunda cidade mais gelada do Estado. Já na medição das 8h, a temperatura caiu para -1ºC, tornando Serafina Corrêa a cidade mais fria do estado. A máxima não deve passar dos 13ºC no município.
Cambará do Sul foi outra cidade da região que esteve entre as 10 mais frias no amanhecer de segunda. Na medição das 7h, o termômetro registrou 1,2ºC, com sensação térmica de -4,9ºC. A máxima será de 12ºC no município dos Campos de Cima da Serra.
Bento Gonçalves registrou 1,8ºC às 7h, com sensação de 0,2°C, e a cidade pode ter temperatura de até 15ºC, enquanto em Caxias deve ficar em 14ºC. No maior município da Serra as medições são feitas três vezes ao dia, por isso não apareceu nas listas do Inmet compiladas pela Climatempo. Já São José dos Ausentes, um dos pontos mais frios da região, não reportou dados.
A meteorologista Patrícia Cassoli, da Climatempo, destaca que o tempo será firme na Serra nesta semana, com o sol aparecendo entre poucas nuvens, e a temperatura pode voltar a subir na região. Conforme ela, uma massa de ar polar deve atuar até a terça-feira, o que pode causar a formação de geada e mínimas de 3ºC em Bento e de 2ºC em Caxias.
— A partir da quarta-feira, o ar polar vai começar a se afastar para o oceano e as temperaturas voltam a se elevar. Na região de Bom Jesus, a quarta ainda pode amanhecer com geada, mas a tarde as temperaturas sobem mais. A semana termina com sol e temperaturas entre 26°C e 28°C — explica Patrícia.