O serviço de coleta de leite materno em casa do Banco de Leite do Hospital Tacchini ganhou reforço de novos parceiros e a ampliação de cidades recentemente. Além do Corpo de Bombeiros, a arrecadação diretamente na moradia das doadoras tem o apoio, agora, de militares do Exército e também de servidores da Secretaria Municipal de Segurança de Bento Gonçalves. As novas parcerias foram firmadas em julho, segundo a instituição de saúde.
A coleta semanal ocorre em Bento Gonçalves, Garibaldi, Carlos Barbosa, Caxias do Sul, Farroupilha e Flores da Cunha (cidade não contemplada até o ano passado). Somente neste ano, até o final de julho, foram contabilizadas 394 coletas domiciliares nos municípios atendidos.
Segundo a nutricionista Graziela Zortéa, o leite materno é destinado para bebês internados na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) neonatal do Tacchini. O espaço conta com 10 leitos e a demanda é cerca de 1,5 litro do alimento por dia. Se houver excedente, o leite também é encaminhado para crianças internadas na UTI pediátrica.
Atualmente, são cerca de 20 doadoras ativas, mas, somente neste ano, o serviço já teve a contribuição de 554 mulheres. No ano passado, 944 mães se juntaram à causa, de janeiro a dezembro, segundo o levantamento do Tacchini.
Para além de garantir o alimento ideal para os bebês nos primeiros dias de vida, a nutricionista Graziela reforça que o aleitamento também tem reflexo no futuro das crianças:
— O leite materno garante tudo o que a criança precisa receber em termos de nutrientes. É a primeira vacina do bebê. Pensando no futuro, há vantagens para a dentição, para o peso e para a inteligência. Além disso, crianças que são amamentadas têm uma seletividade muito menor do que as outras porque conhecem diversos sabores através da alimentação da mãe — lista a profissional.
Todas as mulheres que amamentam são possíveis doadoras de leite materno. Para saber como ajudar, a recomendação é entrar em contato pelo telefone (54) 3055-0303 ou pelo e-mail bancodeleite@tacchini.com.br. Também é possível buscar informações pelo WhatsApp (54) 99237-1842.
Agosto Dourado
O aleitamento materno ganha força ao longo deste mês, quando é celebrado o Agosto Dourado. A campanha, instituída pela Lei Federal n°13.345, de 12 de abril de 2017, conscientiza sobre a importância da amamentação.
Conforme o Ministério da Saúde, o ato de amamentar é bom não só para a saúde do bebê, como também para a saúde da mulher, pois reduz as chances de sangramento pós-parto; ou de desenvolver anemia, câncer de mama e de ovário, diabetes e infarto do coração.
Para tratar sobre o tema, no dia 23, o Hospital Tacchini promove o 4º Simpósio de Aleitamento Materno, em Bento Gonçalves. O evento é gratuito e as inscrições abrirão em breve pelas redes sociais. A programação ocorrerá no auditório da instituição, com palestras sobre o assunto.
Recomendações para a doação de leite materno
Recipiente
- Utilizar vidros de café, retirando o papelão de dentro da tampa.
- A tampa do vidro não pode ser metálica.
- Lavar com detergente neutro.
- Enxaguar com água corrente.
- Ferver o vidro e a tampa por 15 minutos.
- Deixar o vidro de cabeça para baixo sobre um pano limpo para secar naturalmente.
- Fechar o frasco após a secagem e guardar em local limpo.
- O vidro também pode ser emprestado pelo Banco de Leite do Hospital Tacchini.
Antes da coleta
- Cobrir o cabelo com uma touca e usar máscara cobrindo o nariz e boca.
- Higienizar as mãos e as mamas com água corrente e secar com uma fralda limpa.
- Esgotar as mamas, desprezando os primeiros jatos de leite.
- Seguir esgotando as mamas no frasco esterilizado.
- Se for retirar o leite com auxílio de uma ordenhadeira, importante ferver por 15 minutos todas as partes que têm contato com o leite e com o seio.
- Deixar secar naturalmente.
- Para a higiene das mamas, basta apenas o banho diário.
- Não utilize creme ou óleos perfumados nesta região.
Armazenamento do leite
- Armazenar no freezer ou congelador até o 10º dia.
- É possível guardar todos os leites coletados durante 10 dias no mesmo vidro, basta usar uma xícara limpa e fervida na hora da coleta. Após a ordenha, juntar o leite coletado com o leite já congelado. O leite vai formar várias camadas. É importante observar que o leite deve ser levado para o Banco de Leite antes de completar 10 dias, para ser pasteurizado.
- Colocar uma etiqueta no frasco onde deve constar nome completo, data de nascimento, data e hora primeira coleta, data de nascimento do bebê.
Fonte: Banco de Leite do Hospital Tacchini