Em 2025, o Fórum Sul Brasileiro de Biogás e Biometano retornará ao Rio Grande do Sul. A sétima edição do evento vai ocorrer nos dias 7 e 8 de abril e terá a coordenação da professora e pesquisadora da Universidade de Caxias do Sul (UCS), Suelen Paesi. Conforme ela, o município de Bento Gonçalves deverá sediar o evento, porém, as equipes técnicas avaliam os possíveis locais onde poderá ser realizado. A última vez que o fórum foi sediado no RS foi em 2022, na Universidade de Caxias do Sul (UCS), uma das instituições organizadoras do evento.
— Será um espaço muito importante para a Serra. Nós poderemos ter um olhar para a possibilidade de usar os nossos resíduos para gerar energia. A produção de uva, vinhos, sucos, todos os produtos agroindustriais, que são inúmeros na Serra, especialmente ali na região de Bento Gonçalves, são matéria orgânica que podem gerar o biometano, energia elétrica, e aquecimento a partir das usinas de biogás — afirma a coordenadora.
O Fórum Sul Brasileiro de Biogás e Biometano é um evento itinerante, que ocorre anualmente, intercalando os estados da região Sul: Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná. Em 2023, ele ocorreu em Chapecó, em Santa Catarina. A professora ressalta ainda que o evento é um espaço para debates sobre desafios do setor.
Pesquisadora do Laboratório de Diagnóstico Molecular do Instituto de Biotecnologia da UCS, Suelen destaca que o Brasil é o maior produtor de energias renováveis do mundo.
— Só de biogás, nós temos 1.365 plantas instaladas no Brasil. Nós estamos sendo vistos no mundo como um país onde a energia renovável, principalmente através do biogás, já está consolidada. E o Rio Grande do Sul tem poucas usinas ainda para o potencial de produção de biogás que nós temos — sintetiza a professora.
O evento será um espaço de debate entre os especialistas sobre a área do biogás. A coordenadora destaca que haverá um espaço de negócios onde as marcas poderão vender produtos para a rede do biogás – na edição deste ano, 50 marcas apresentaram equipamentos e serviços conectados ao segmento. O evento também proporcionará mostrar in loco a produção o biogás para que os participantes possam conhecer o sistema. Por último, haverá uma seleção de startups que apresentarem novas ideias sobre o tema. As inscrições ainda não têm data para começarem.
O biogás é o produto gerado pelos microrganismos a partir dos resíduos agroindustriais e urbanos. O biogás contém uma molécula chamada metano, utilizada para a produção de energia térmica, elétrica e do biometano, que pode ser usado como combustível veicular.