A corte da Fenavinho 2025, em Bento Gonçalves, já está formada. Para a maior festa do município, a imperatriz do vinho e as damas de honra foram escolhidas já durante a última edição, encerrada neste final de semana e que atraiu 274 mil pessoas aos pavilhões da Fundaparque.
E a corte do próximo ano, que já teve uma prévia de como é receber o público, será histórica. A dama de honra Yasmin Luiza de Lima Barbacovi é surda desde que nasceu e levará a representatividade ao evento do ano que vem.
Natural de Três Coroas e há três anos morando no município, Yasmin representa a Associação de Surdos de Bento Gonçalves e terá o auxílio da intérprete Stephanie Cruzetta, que esteve ao seu lado também durante os 70 dias de preparação para o concurso que a elegeu:
— A associação me incentivou. Cheguei a pensar em desistir, porque era muita informação, mas conversei com a intérprete e com a organização, que também me incentivou. Fiquei muito feliz ao ser escolhida, pela visibilidade que a comunidade surda terá — diz.
Monitora da Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Especial Caminhos do Aprender, Yasmin auxilia no aprendizado de alunos surdos e autistas de oito a 18 anos. E é também por eles o motivo da sua felicidade em representar a Fenavinho.
— Eles ficaram muito felizes. É muito importante termos surdos ocupando espaços e fico feliz em ter tido essa coragem. Estamos acostumados com a sociedade ouvinte, e ficamos um pouco excluídos. Vou representar quem eu sou e dar oportunidade para que a comunidade surda tenha esse convívio — diz.
Yasmin terá ao seu lado a imperatriz do vinho, Laura Caroline Pouluk Strozak, 25, que já ensaia as primeiras palavras em Libras para ficar ainda mais sintonizada com a colega.
— É uma demanda que às vezes não enxergamos e precisamos viver para saber como é. Vamos entrar de cabeça, não queríamos sempre depender da intérprete, aprender é um pouco difícil, não dá para negar, mas vai ser mais um desafio desse processo — afirma Laura.
Completa o trio a dama de honra Graziele Miszevski, 31, que, de acordo com Yasmin, foi a primeira entre as 12 candidatas a tentar se comunicar de alguma forma.
— Elas ficaram interessadas em me ajudar. A Grazi foi a primeira a se esforçar para se comunicar comigo, me senti muito segura e incluída. Quando criança tive muita dificuldade, não tinha com quem conversar e você acaba não tendo amigos. Quando fui para uma escola de surdos pude ver como é ter um amigo e pude aprender assuntos básicos do convívio e conversar com alguém. Essa trajetória serve de experiência para ter a sensibilidade de querer fazer a diferença — conta Yasmin.
A coroação oficial do trio ocorre no dia 4 de outubro, durante a Noite de Gala de Vinhos e Espumantes. A 20º Fenavinho será de 12 a 22 de junho de 2025.