A Estrada Municipal Luiz Daneluz, em Vila Oliva, no interior de Caxias do Sul, ainda conta com queda de barreira e parte da via foi engolida pelo rio, deixando apenas pedras expostas. Por conta disso, a Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos (Smosp) avalia o uso de explosivos para auxiliar na desobstrução de um trecho entre as comunidades de Santa Cruz e Bem-Te-Vi, poucos quilômetros antes da Ponte do Raposo. Essa interrupção impede a passagem de veículos entre Caxias e Gramado, pelo interior dos municípios.
A queda da vegetação ocorreu devido ao grande volume de chuva em maio. Desde lá, há trabalhos de desobstrução ao longo de toda a estrada. Já houve outros pontos em que as máquinas conseguiram retirar a terra e refazer as encostas. Contudo, próximo à ponte ainda há um grande acúmulo de terra, além de um trecho mais adiante, no nível do rio, onde a estrada foi danificada e exigirá a reconstrução quase total. A água levou a terra existente e deixou um paredão de rochas.
Segundo a secretaria, há duas opções sendo avaliadas pelo técnicos: levar material orgânico com ajuda de caminhões, cobrir a rocha e refazer a estrada ou usar explosivos para quebrar a rocha e abrir uma nova fenda no paredão. A primeira opção exigirá o fluxo constante de caminhões carregados de terra. Mas, segundo a pasta, a estrada é íngreme, dificultando o trânsito. Já para a explosão será necessário um planejamento para a segurança do solo e de quem executará o trabalho, além de recursos financeiros. Portanto, os critérios passam por viabilidade, agilidade e disponibilidade de recursos. Ainda não há prazo para a deliberação.
Momentaneamente, a equipe seguirá retirando a terra que desceu da encosta, até onde for possível. Confira a lista atualizada das estradas que seguem bloqueadas no interior de Caxias:
1º Distrito:
- Estrada Marcial Pisoni: recomenda-se atenção devido a um desnível na pista.
- Rua Manoel Pedrotti: bloqueada, liga a Rua Madre Bárbara, no Diamantino, à Padre Raul Accorsi, no De Zorzi II.
Ana Rech:
- Estrada Municipal João Dalpiaz: bloqueado o trecho conhecido como Morro do Carrapicho Um.
- Estrada Municipal Claudino Antônio da Costa: Ponte sobre o Rio Piaí, entre Fazenda Souza e Santa Lúcia do Piaí, interditada.
Forqueta:
- Estrada Municipal da Uva: há um ponto de atenção devido a uma rocha que cedeu, obstruindo parcialmente uma das pistas, entre Loreto e São Valentin, após o acesso à Estrada Cerro da Glória.
Galópolis:
- Estrada Municipal Arthur Reinaldo Sbersi: bloqueada, liga a BR-116 à comunidade Santo Antão (trabalhos estão em andamento para liberação da via).
- Estrada Leonardo Pistorello: bloqueada, liga a comunidade de São Francisco.
Santa Lúcia do Piaí:
- Estrada Edgar Jung: há diversos pontos de atenção entre a comunidade de Faria Lemos até a ponte que liga Santa Lúcia do Piaí a Vila Cristina.
- Estrada Padre Ari Camello, entre São Maximiliano e Sertoria Baixa, com pontos de atenção.
Vila Cristina:
- Estrada Municipal 92: trânsito liberado somente para acesso local.
- Estrada do Imigrante: liberado trânsito para veículos leves na altura da ponte no Arroio Belo.
- Estrada Municipal José Novello: bloqueada.
- Estrada Frederico Thomas: trecho bloqueado próximo à ponte de divisa com Vale Real.
- Estrada Municipal 93: ponte que liga Santa Isabel à comunidade de Canudos, em Santa Lúcia do Piaí, bloqueada.
Vila Oliva:
- Estrada Municipal 347: bloqueada na altura da comunidade da Grota (obras estão em andamento).
- Estrada Municipal 341: bloqueada entre Santa Cruz e Santa Terezinha (obras estão em andamento).
- Estrada Municipal Luiz Daneluz, que liga à Ponte do Raposo, bloqueada (obras estão em andamento).
Vila Seca:
- Estrada Municipal José Zanete: ponto de atenção próximo da BR-116.