Esperado desde junho para se reproduzir com a fêmea da mesma espécie, que está ameaçada de extinção, o lobo-guará macho chegou nesta semana ao Gramadozoo, zoológico de Gramado. O atraso na chegada do animal, que veio do Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas) de Catalão, em Goiás, onde era tratado após um atropelamento, ocorreu em função dos estragos da chuva de maio.
De acordo com o veterinário Jorge Lima, responsável técnico do Gramadozoo, o animal viajou de Goiás para Florianópolis (SC) de avião. Depois, de carro, fez mais 450 quilômetros até Gramado. O animal está em fase de adaptação:
— O macho chegou e, nesta semana, fizemos a soltura dos dois juntos no recinto. Como são de clima quente, também estamos cuidando do bem-estar do casal. Durante a noite e em dias mais frios, eles ficam em ambientes com aquecimento.
Os animais não podem retornar à natureza em função dos ferimentos que sofreram e, por isso, devem permanecer em cativeiro. A equipe preparou um recinto especial para a espécie e para favorecer o acasalamento.