Uma fêmea de lobo-guará com problema na pata, que veio do Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas) de Belo Horizonte, em Minas Gerais, para o Gramadozoo, ganhará um novo companheiro. O lobo adulto virá do Cetas de Catalão, em Goiás, para ser seu novo parceiro romântico.
A loba, após passar por período de adaptação, já pode ser admirada pelos visitantes que circulam pelo zoológico. Um novo recinto foi construído especialmente para a espécie ameaçada de extinção. O veterinário Jorge Lima, responsável técnico, explica que a loba precisou ser encaminhada para o zoológico em função da impossibilidade de viver na natureza selvagem.
— Apesar de ser um animal de vida selvagem, ela foi capturada em área urbana em duas oportunidades. Foi feito todo um trabalho e uma primeira tentativa de reintrodução, mas novamente ela voltou para uma área urbana, acabou sofrendo uma lesão e passou por uma cirurgia ortopédica. — afirma Lima.
Conforme o especialista, o objetivo da equipe técnica do zoo é trazer o macho para formar par com a loba da espécie ameaçada de extinção.