A Organização Não Governamental (ONG) Parceiros Voluntários irá celebrar nesta quinta-feira (11) 25 anos de atividades em Caxias do Sul. Uma cerimônia comemorativa para convidados será realizada no auditório da Câmara de Indústria, Comércio e Serviços (CIC), a partir das 18h, com apresentação do coral do Instituto da Audiovisão de Caxias do Sul (Inav), homenagens, além de depoimentos de voluntários, empresas mantenedoras e estudantes. Inicialmente marcado para maio, o encontro foi adiado devido à enchente que atingiu o Rio Grande do Sul. A organização prevê a participação de aproximadamente cem pessoas.
Ao longo dos seus 25 anos, a ONG Parceiros Voluntários já mobilizou em Caxias 14,2 mil voluntários, beneficiando cerca de 40 mil pessoas. Ao todo, 125 instituições socioassistenciais são atendidas, envolvendo ainda 257 empresas voluntárias e cerca de 4,5 mil estudantes participando da ação Tribos nas Trilhas da Cidadania, maior movimento de voluntariado infanto-juvenil do Brasil.
Nesse momento de reconstrução do Estado, a Parceiros Voluntários também tem um papel muito importante. Juntamente com a Fundação Caxias, voluntários estiveram empenhados na arrecadação de donativos para os atingidos pela enchente no Seminário Nossa Senhora Aparecida. Agora, finalizada a campanha, aos finais de semana, os voluntários estão realizando a limpeza de residências que ainda necessitam.
— Essa equipe que faz as limpezas é de um grupo de cerca de 25 pessoas em um final de semana. Eles fazem limpezas de umas duas ou três casas, mas, claro, quanto mais pessoas forem, maior poderá ser a demanda a atender — salienta Manuela Libardi, responsável pelos programas de voluntariado da Parceiros Voluntários.
Conforme Manuela, durante a semana, a Cruz Vermelha também solicita cerca de 10 voluntários todos os dias, demanda que, infelizmente, a Parceiros Voluntários não está conseguindo atender, pois, diariamente, há registros de saídas de pessoas dos projetos. O número, segundo ela, reduziu significamente.
A responsável pelos programas de voluntariado da ONG acredita que, atualmente, as pessoas continuam engajadas ao voluntariado, mas em formatos diferentes, utilizando mais a tecnologia. Por exemplo, atendendo a demandas das redes sociais das ONG's, tarefa que pode ser feita na própria casa do voluntário. De acordo com Manuela, as realidades vão mudando e a Parceiros Voluntários tenta adaptar a necessidade da organização e do voluntário para que o trabalho seja efetivo e organizado.
— No geral, acreditamos que ainda temos muitas pessoas engajadas. Apesar dos desafios durante esses 25 anos, o que nos motiva a continuar, com certeza, é a nossa causa. O voluntariado nos move a seguir construindo uma sociedade justa e igualitária. Eu conheci a Parceiros Voluntários pelo projeto Tribos (voluntariado na escola) na minha época de Ensino Médio, e mudou completamente minha vida. Me tornei mais humana, menos egoísta e me fez valorizar muitas das coisas que tenho hoje. O voluntariado nos faz perceber o valor de um sorriso e nos torna pessoas mais humanas — orgulha-se.
Para ser voluntário
Novos voluntários devem participar da reunião de conscientização na Parceiros Voluntários. O objetivo desse encontro é conhecer a ONG, seu funcionamento, esclarecer dúvidas e, principalmente, entender o papel do voluntariado organizado como exercício de cidadania.
O participante que tiver interesse em efetivamente desenvolver a atividade preencherá um cadastro e será encaminhado para conhecer entidades que se enquadrem no seu perfil. Qualquer pessoa com mais de 14 anos pode participar da reunião. Para mais informações, é preciso entrar em contato pelo telefone (54) 99149-8678.