Companhias de dança reconhecidas internacionalmente, vindas de países como África do Sul, Alemanha, Argentina, China, Hungria, México e Federação Russa estarão em Nova Prata, em agosto, para participar da 20º Festival de Folclore, promovido pela cidade.
O evento ocorre nas noites de 7 a 11 de agosto e promete envolver a Serra em uma imersão cultural. As apresentações das delegações, bem como da anfitriã do evento, o Bailado Gaúcho, serão realizadas no Ginásio Alcides Tarasconi, no bairro Santa Cruz. Os ingressos para acompanhar os espetáculos já estão à venda no site do evento. Os preços variam de R$ 20 a R$ 35 por dia.
Paralela ao Festival, uma programação gratuita alusiva ao centenário de Nova Prata será realizada. O público poderá conferir um conjunto de feiras que apresentam diferentes atrativos da cidade: do Artesanato, da Agroindústria, do Livro, do Comércio e da Gastronomia. Os artistas internacionais se apresentarão durante o dia, em palcos alternativos distribuídos pelas feiras.
Ainda durante o Festival, a cidade sediará, pelo quarto ano consecutivo, a Conferência da Federation of International Dance Festivals (Federação de Festivais Internacionais de Dança, em tradução livre). O encontro será em 10 de agosto, na Câmara de Vereadores de Nova Prata.
Aberto ao público, contará com a participação de secretarias de cultura, entidades, grupos culturais e empreendedores para debater o tema “Economia criativa e a manutenção das atividades turísticas e culturais”. Para participar é necessário se inscrever previamente neste link.
A interação dos artistas internacionais na comunidade pratense
Tradicional ação durante o Festival, o Projeto Escola levará as delegações participantes do evento para as escolas de Nova Prata. Cerca de 9 mil estudantes poderão acompanhar as apresentações.
Na data em que Nova Prata celebra cem anos de emancipação política, domingo, dia 11 de agosto, será realizada a Celebração pela Paz. O momento, aberto ao público, será na Igreja Matriz, com a participação dos artistas participantes do Festival e de representantes de diferentes crenças religiosas.