As obras de implantação de uma nova adutora do Sistema Marrecas na RSC-453, em Caxias do Sul, registraram um contratempo nesta quarta-feira (12). Um vazamento aconteceu em uma das junções da tubulação, o que fez a água jorrar na pista.
A situação foi registrada no Km 158, em Vila Seca (confira no vídeo acima). O problema aconteceu em uma das junções da adutora de 1.000 milímetros, que era a antiga, para a de 600 milímetros, que é a nova. Equipes do Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (Samae) atuam no conserto do trecho.
Em maio, deslizamentos e movimentações de solo na encosta da Rota do Sol, em Vila Seca, causaram três rompimentos de adutora. Por isso, o Samae realiza obras preventivas no trecho. Entre elas, a de transferência do sistema para o outro lado da pista.
Nesta semana, o Samae havia programado uma parada no abastecimento para concluir a implantação da adutora no novo local. O vazamento foi verificado depois que o fornecimento já tinha sido liberado.
Segundo o Samae, o abastecimento dos bairros atendidos pelo Marrecas segue interrompido e operando com o planejamento já informado anteriormente. Os reservatórios Ana Rech, Capivari e Serrano são abastecidos por três caminhões-pipa, assim como Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e instituições de ensino.
No final da tarde de quarta, o Samae comunica que a normalização do abastecimento deve ocorrer de forma gradativa na sexta-feira (14).
Bairros afetados:
- Ana Rech
- Belo Horizonte
- Brandalise
- Centenário
- De Lazzer
- De Zorzi
- Diamantino
- Fazenda Souza
- Interlagos
- Jardelino Ramos
- Jardim América
- Jardim Das Hortênsias
- Jardim Eldorado
- Jardim Iracema
- Linha 40
- Maestra
- Mariland
- Morada Dos Alpes Il
- Nossa Senhora Da Saúde
- Nossa Senhora De Fátima
- Nossa Senhora De Lourdes
- Nossa Senhora Do Rosário
- Parada Cristal
- Pedancino
- Petrópolis
- Pioneiro
- Por Do Sol
- Presidente Vargas
- Sagrada Família
- Samuara
- Santa Fé
- Santo Antonio
- São Ciro
- São Cristóvão
- São José
- Século XX
- Serrano
- Vila Ipê
- Vila Seca
- Vinhedos