A Central Única das Favelas (Cufa) da Serra está em plena mobilização para a segunda edição da Taça das Favelas no Rio Grande do Sul, evento que promove a inclusão social por meio do esporte. As inscrições, que já estão abertas, visam a engajar equipes de jovens de 14 a 17 anos, no masculino, e acima de 15 anos, no feminino, provenientes de diversas comunidades gaúchas.
Os interessados em participar da Taça das Favelas Rio Grande do Sul podem se inscrever até 5 de julho, pelo site da competição. O torneio ocorre entre julho e agosto e a final está prevista para o dia 21 de setembro, no Estádio do Beira-Rio, em Porto Alegre. Os vencedores da etapa estadual, cuja partida final será exibida ao vivo pela RBS TV, participam da final nacional, em São Paulo, que terá exibição ao vivo da Rede Globo.
O compromisso da Cufa da Serra, de promover tanto a inclusão, através do esporte, quanto o fortalecimento de práticas de Justiça Restaurativa, reflete um esforço contínuo para criar um futuro mais justo e igualitário para as comunidades marginalizadas. A expectativa com a Taça das Favelas é de um evento emocionante que não apenas celebrará o talento esportivo, mas também reforçará os laços de solidariedade e cooperação entre os participantes.
Em paralelo à organização do torneio, os coordenadores da Cufa da Serra, Amarildo Rubinei Moreira e o rapper e escritor Chiquinho Divilas, têm um compromisso significativo em Cuiabá nos próximos dias. Eles foram convidados pelo Núcleo Gestor da Justiça Restaurativa (NUGJUR), do Tribunal de Justiça de Mato Grosso, para participar do Seminário "Justiça Restaurativa em Ação: Transformando Sistemas e Unindo Regiões".
O evento, que acontecerá no Espaço Justiça, Cultura e Arte Desembargador Gervásio Leite, tem como objetivo compartilhar experiências sobre práticas inovadoras de Justiça Restaurativa, promovendo o diálogo e a prevenção de conflitos.