O projeto arquitetônico para ampliação do Aeroporto Regional Hugo Cantergiani foi entregue nesta quarta-feira (19) para a prefeitura de Caxias do Sul. O documento prevê a ampliação de mil metros quadrados para o terminal de passageiros. Atualmente, o prédio tem dois mil metros quadrados. Ou seja, passará a ter três mil metros quadrados. O trabalho foi uma doação do Sindicato da Indústria da Construção Civil (Sinduscon) para o município.
O documento contempla área de embarque e desembarque, a manutenção dos telhados, a climatização, o projeto elétrico e o Plano de Prevenção e Proteção Contra Incêndios (PPCI). O próximo passo é encaminhar o trabalho para a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) para que ele seja aprovado. O Sinduscon prevê que a obra dure 60 dias assim que for iniciada.
— Recebemos um verdadeiro presente do Sinduscon. Essa é uma parceria saudável e necessária, dos empresários com o poder público, nos entregando o projeto arquitetônico da ampliação do aeroporto Hugo Cantergiani. Essa doação se torna ainda mais importante dado o anúncio de recursos feito pelo governo do Estado — declara o prefeito Adiló Didomenico.
O governador Eduardo Leite anunciou na terça-feira (18) um investimento de R$ 14 milhões no aeroporto. O valor também será usado para recuperação da pista. O projeto da pista está em elaboração pelo setor técnico da Secretaria Municipal de Trânsito, Transportes e Mobilidade (SMTTM). Conforme a assessoria de imprensa, ele está quase finalizado.
Com as entregas dos projetos, a prefeitura de Caxias, que administra o aeroporto, poderá definir como será feita a contratação das obras. Confira abaixo imagens do projeto.