As melhorias previstas na pista e no terminal de passageiros do Aeroporto Regional Hugo Cantergiani, em Caxias do Sul, não devem impactar nos voos, de acordo com o secretário de Trânsito, Transportes e Mobilidade de Caxias do Sul, Alfonso Willenbring Júnior. Na manhã de terça-feira (18), o governador Eduardo Leite anunciou um investimento de R$ 14 milhões do Estado para as obras. Willenbring explica que os trabalhos devem ser feitos à noite, enquanto o aeroporto caxiense estiver fechado.
— A nossa intenção é que a operação permaneça idêntica a como está hoje. As obras na pista, por exemplo, somente ocorrerão durante a noite, no período de aeroporto fechado. Sendo que a pista deve, no amanhecer do dia seguinte, estar em plenas condições de sequência da operação — detalha Willenbring.
Atualmente, são 36 voos semanais no aeroporto caxiense. O recurso do Estado será utilizado totalmente na recuperação da pista e na modernização e ampliação do terminal de passageiros. O secretário afirma que a documentação necessária para o convênio com o governo estadual já está sendo levantada.
A intenção da prefeitura de Caxias, que administra o aeroporto, é começar as obras o quanto antes. O secretário informa que o projeto executivo destas intervenções deve ser entregue na quarta (19). A partir deste documento, será definido como as intervenções serão contratadas.
Trabalho complexo na pista
Conforme Willenbring, o prazo para concluir a ampliação do terminal é de 75 dias a partir do início - que ainda será definido. A situação mais complexa, porém, é a da pista. O secretário conta que os trabalhos não podem ser feitos com a temperatura dela abaixo de 10°C.
— Nós não conseguimos trabalhar com o asfalto em temperaturas inferiores a 10 graus centígrados. Então, a gente tem que contar também com uma condição meteorológica mais adequada — afirma o secretário.
Já o terminal de passageiros deve ser ampliado em uma área do pátio de aeronaves. Uma nova esteira e equipamentos de raio X também serão comprados. Essa obra é a única que não estava prevista anteriormente. A recuperação da pista e a implantação de equipamentos e procedimento de auxílio de decolagem e pouso eram planejadas antes mesmo da chuva de maio.
— Essa capacidade maior do terminal tem a ver diretamente com o período de enchente que a gente passou e o fechamento do Aeroporto Salgado Filho — confirma Willenbring.
Apesar da ampliação surgir por conta do cenário do Estado, o secretário garante que o Hugo Cantergiani não deve mais reduzir operações, mesmo com a normalização do aeroporto de Porto Alegre:
— Tenho plena convicção de que, mesmo com o retorno a pleno do Aeroporto Salgado Filho, jamais o Hugo Cantergiani permanecerá abaixo do que a gente está levantando.
Instalação nos próximos dias
O equipamento de aproximação para auxílio em pousos, chamado de Papi (indicador de percurso de aproximação de precisão), deve ser instalado nos próximos dias, ainda conforme o secretário. Os estudos de topografia para a instalação estão em andamento.