Apesar de as escolas da Serra não terem sido afetadas pela chuva de maio, os municípios de Caxias do Sul e Bento Gonçalves ingressaram na campanha Mochila Cheia, criada pela Secretaria Estadual de Educação. A ação pretende arrecadar donativos para formar 100 mil kits para os alunos e recompor o acervo mínimo de 138 bibliotecas escolares que foram destruídas. Entre os materiais aceitos estão cadernos, conjuntos de lápis, apontadores, caixas de giz de cera, canetas, estojos, lapiseiras, calculadoras, réguas e garras de água.
No site do governo do Estado foi publicado uma lista com os 48 mil títulos necessários para as escolas. Entre os livros estão Dom Casmurro, O cortiço, Capitães de Areia e Morangos Mofados, clássicos da literatura brasileira. Os exemplares não precisam ser novos, mas devem estar em condições de uso.
As doações na região podem ser feitas nas sedes das Coordenadorias Regionais de Educação (CRE) de Bento Gonçalves, na Avenida Presidente Costa e Silva, 115, centro da cidade; e de Caxias do Sul, na Avenida Júlio de Castilhos, 4.020, também na área central. Todos os materiais e livros serão encaminhados para Porto Alegre, onde serão selecionados e distribuídos para a doação.