Trinta e seis grupos internacionais, nacionais e regionais estão confirmados no 51° Festival Internacional de Folclore de Nova Petrópolis. Com o lema A diversidade é o que nos une e fortalece nosso legado, alusivo às ações solidárias em prol dos gaúchos, o evento começa no dia 19 de julho e segue até 4 de agosto, na Rua Coberta e na Praça das Flores.
Ao todo, seis grupos folclóricos internacionais, quatro nacionais, seis regionais e 20 grupos locais já estão confirmados, além de coros, orquestras e bandinhas típicas. Com apresentações de arte, teatro e dança, equipes da Argentina, Alemanha, Espanha, Estados Unidos e Peru prometem representar o folclore internacional. Também será possível assistir apresentações de grupos da Paraíba, Pará, Sergipe e Santa Catarina. Artistas de Porto Alegre, Caxias do Sul e Ijuí também estarão presentes representando o RS.
Além disso, o festival contará com a participação de diversos conjuntos locais, entre grupos e companhias de dança, orquestras e outros. Durante a abertura e encerramento do evento, será apresentado o espetáculo Linhas de Memória, uma obra em homenagem ao Bicentenário da Imigração Alemã no Brasil. Novidade na programação, o Espaço Letras e Artes,irá buscar a valorização de artistas por meio da exposição e venda de pinturas, esculturas e livros produzidos pelos artistas locais.
Durante o festival também ocorre a Feira da Diversidade, junto à Praça das Flores, apresentando dezenas de estandes com produtos artesanais vindos de diversas nacionalidades. A feira ocorre diariamente, das 9h às 21h. A gastronomia também estará presente com uma praça de alimentação, das 10h às 22h.
A Corte do Folclore Alemão é formada pela rainha Ana Luiza Kuhn, e pelas princesas Marluce Maldaner e Camila Caroline Schwaa.