Cerca de 120 pessoas foram resgatadas nesta quarta-feira (1º), em Nova Prata, após o Rio da Prata, o Arroio Retiro e o Arroio das Polacas transbordarem e deixarem casas ilhadas. As ocorrências foram registradas na região central e interior da cidade.
De acordo com o prefeito do município, Alcione Grazziotin, por causa da força da água, que atingiu boa parte do município, carros e entulhos foram arrastados pela correnteza. Por causa da situação, os moradores foram retirados dos locais de risco e alocados em residências de familiares e amigos. Outros optaram por voltar para as próprias casas após as águas baixarem.
— É uma situação muito grave, muito ruim e a chuva não para. Amanhã faremos a avaliação de toda situação. Felizmente, não tivemos nenhuma vítima. Aqui estradas municipais e pontes ficaram bastante danificadas. Continuamos trabalhando e fazendo o possível para solucionar os estragos — afirma Grazziotin.
A força da água na região acabou levando a ponte que ligava Nova Prata a Vista Alegre do Prata. Por causa da situação, o tráfego pode ser feito por Nova Bassano e Serafina Corrêa. Entretanto, a recomendação da Polícia Rodoviária Federal (PRF) é que aqueles que não precisem passar pelas rodovias, fiquem em casa.