Imagens feitas pela equipe da RBS TV nesta segunda-feira (20) mostram os dois lados da Ponte Ernesto Dornelles, na BR-470, entre Bento Gonçalves e Veranópolis, durante os trabalhos de limpeza e contenção feitos pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit). O local foi atingido por deslizamentos de terra no dia 1º de maio e, mesmo com a ligação entre as duas cidades restabelecida para as equipes do Dnit, bombeiros e Polícia Rodoviária Federal (PRF), não há previsão de retorno do tráfego no local em decorrência da destruição da estrada e a possibilidade de novos desmoronamentos.
Na BR-470, durante o trajeto percorrido pelo repórter Günther Scholer e o cinegrafista João Maurício, com auxílio do DNIT, foi possível ver as equipes do departamento atuando na limpeza de pontos críticos, onde há riscos de novos deslizamentos. Em um trecho ainda, onde a estrada foi totalmente levada durante o desmoronamento, as equipes viabilizaram uma estrutura provisória para o tráfego das guarnições que estão atuando em operações de buscas e resgate por pessoas desaparecidas.
Além disso, casas e estabelecimentos destruídos, assim como veículos que ainda não foram retirados da rodovia, compõem o cenário dos estragos causados pelos desmoronamentos. Na região de Bento Gonçalves e Veranópolis, conforme boletim dos bombeiros atualizado nesta segunda-feira, cerca de 1,6 mil pessoas foram resgatadas e 13 morreram.