O trabalho para estabilizar a encosta em Galópolis deve se iniciar na próxima semana, se as condições climáticas permitirem, diz a prefeitura de Caxias do Sul. À imprensa, o prefeito Adiló Didomenico informa que ações de preparação do terreno começaram nesta quinta-feira (9). O resultado é que a área de interdição do bairro foi reduzida. Porém, as famílias ainda não podem retornar para casa.
— Um trabalho que está andando bem dentro do planejado e do esperado. Conseguimos através desse trabalho e da remoção de parte do material publicar um novo mapa onde foi reduzido substancialmente o cone inicial de interdição — diz Adiló.
O prefeito explica que a volta das famílias será anunciada apenas quando for identificada a segurança necessária. Durante a tarde, houve a limpeza e organização da estrada no topo da encosta onde foi localizada uma rachadura em Galópolis.
Equipes dos Bombeiros e da da Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Semma) iniciaram a poda e o corte das árvores do local. O objetivo é reduzir o peso que as plantas exercem sobre o terreno. Isso faz parte do trabalho de retadulamento, que será feito com máquinas. O retadulamento é um processo de terraplanagem através do qual se alteram, por cortes ou aterros, os taludes originalmente existentes em um determinado local para se conseguir uma estabilização do local.
Avaliação da Rota do Sol
Na tarde de hoje, houve ainda uma visita no trecho de Vila Seca na Rota do Sol. A vistoria tem como objetivo definir rotas alternativas no caso de novos deslizamentos. O local é o mesmo em que houve o rompimento de uma adutora no dia 1º de maio.
Adiló afirma que a partir desta sexta-feira (10) será determinado que a ponte entre Fazenda Souza e Vila Seca seja finalizada com urgência. O caminho é um dos trajetos alternativos avaliados pela prefeitura.
— Temos algumas sugestões que vamos discutir com os técnicos do Samae. Aproveitamos também a oportunidade para vermos rotas alternativas, para já estar com um plano B caso ocorra o pior. Tomara que não precise, mas já fizemos toda essa vistoria lá — relata o prefeito.