A tradicional Campanha do Agasalho de Caxias do Sul está diferente. Neste sábado (11), primeiro dia oficial da ação solidária, além de peças de roupas, são recebidos na Praça Dante Alighieri alimentos, água, itens de higiene e limpeza e colchões. São doações para as vítimas da tragédia climática que atingiu praticamente todo o Estado.
Luiz Rodrigues, 59 anos, era uma das tantas pessoas que entregava donativos nesta manhã. Com o grupo de amigos de uma cancha de esportes do bairro Panazollo, reuniu diferentes produtos para a campanha, como roupas, vassouras, garrafas de água e comida. Ficou como responsável em fazer a entrega.
— Nós temos que levantar o Rio Grande do Sul. Nós somos poderosos e vamos chegar lá. A gente tem que fazer o bem, todo mundo unido. A gente quer ver o Rio Grande do Sul de pé de novo — diz.
Os agasalhos doados são armazenados em um caminhão que está na praça. Os demais itens são colocados em duas vans dos Correios e levados imediatamente para a triagem no Seminário Diocesano Nossa Senhora Aparecida, onde são recebidas doações para os afetados pelas enchentes desde o dia 3 de maio.
— Nós estamos conclamando população para que traga alimentos, produtos de limpeza e colchões, e os agasalhos também, porque temos o inverno que está chegando — frisa o coordenador da Campanha do Agasalho, José Theodoro.
Até o final da manhã foram recebidos cerca de duas toneladas de alimentos, 700 quilos de produtos de limpeza e 15 mil agasalhos.
A campanha se estende até 22 de junho com cerca de 400 caixas disponíveis em diversos pontos da cidade para coleta de agasalhos. Para casos pontuais, de doações volumosas e que haja a dificuldade de encaminhamento, há possibilidade de agendar o recolhimento pelo telefone (54) 3223-0528.