O Banco de Alimentos de Caxias do Sul precisa da doação de alimentos não-perecíveis para abastecer cozinhas comunitárias que ajudam seis municípios. Conforme a prefeitura, os itens são para a produção de sanduíches e marmitas. Os alimentos são distribuídos para famílias afetadas pela chuva, equipes de trabalho e socorristas. Além de Caxias, os grupos atendem ainda Roca Sales, Muçum, São Sebastião do Caí, Estrela e Cruzeiro do Sul.
As 15 cozinhas têm capacidade de produção diária de 20 mil sanduíches e sete mil marmitas. Porém, para isso, é necessário uma grande quantidade dos insumos. No momento, o planejamento é feito de forma semanal para atender os municípios.
— Para a próxima semana seriam necessários mais de 80 mil pães, uma tonelada e meia de queijo e a mesma quantidade de presunto, apenas para falar dos sanduíches — lista Guilherme Mena, responsável pela organização das cozinhas.
O Banco de Alimentos conseguirá fornecer os itens para próxima semana. Porém, conforme a prefeitura, são poucas doações chegando, o que pode dificultar o planejamento futuro. Uma recomendação é que os alimentos não-perecíveis possam ser direcionados à entidade.
Segundo a prefeitura, muitos itens são colocados nas cestas básicas para os abrigos e famílias atingidas, mas eles não podem ser preparados porque as pessoas ainda não têm estrutura para isso.
Onde doar
O Banco de Alimentos fica na Rua Jacob Luchesi, 3.181 – junto à Ceasa Serra.
Telefones: (54) 3211-5943 e (54) 98429-6291 (whatsapp).