As seis milhões peças de roupas recebidas pela Fundação Caxias na Campanha do Agasalho 2024 estão sendo direcionadas às entidades parceiras. Ao todo, são 110 entidades caxienses auxiliadas pela iniciativa. Parte dos donativos também está sendo direcionado aos afetados pelas enchentes no Rio Grande do Sul. Por enquanto, 51 entidades caxienses receberam mais de 171 mil peças de roupas.
A arrecadação foi encerrada no dia 23 de maio, quando o total de donativos alcançou números que somam o equivalente a todas as outras 23 edições da Campanha. Do total arrecadado, mais de 2,5 milhões foram distribuídos, incluindo outros municípios do Estado. Além da região de Porto Alegre e Vales do Caí e Taquari, onde está a maioria dos desabrigados do Rio Grande do Sul, municípios como Vacaria, Flores da Cunha e São Marcos também receberam agasalhos da campanha.
De acordo com o coordenador da campanha, José Theodoro, os voluntários seguem fazendo a triagem e a distribuição das peças. As roupas são a prioridade de distribuição entre as entidades cadastradas. Os outros itens que seguem em arrecadação, como materiais de limpeza e alimentos, são enviados às cidades afetadas pela enchente.
— A distribuição está acontecendo normalmente para as entidades cadastradas junto com a Fundação Caxias, como todos os anos acontece. Ou seja, nós não desfocamos a Campanha do Agasalho de Caxias do Sul. Cuidamos muito para não perder o foco da campanha, que é atender as nossas mais de cem entidades, como a gente faz todos os anos — explica Theodoro.
Por enquanto, a logística de recebimento de doações tem funcionado a partir do aviso da Fundação Caxias às entidades. Depois de avisadas, representantes de cada uma das entidades busca os sacos de donativos.
— Três ou quatro por dia a gente agenda e elas vêm buscar. E depois, se precisar, elas voltam mais tarde, mais no final do mês. É assim que funciona e nisso a gente não mudou nada — afirma.
Campanha começou mais cedo
A campanha, que começaria no dia 11 de maio, foi adiantada e a comunidade começou a doar uma semana antes, no dia 3. Diante da meta mais que superada — que era arrecadar 240 mil peças —, a Fundação Caxias definiu uma nova fase para a campanha: agora o foco está na arrecadação de alimentos, colchões e produtos de limpeza, que serão enviados para os moradores das áreas atingidas pelas enchentes.
Doações podem ser entregues no Seminário Diocesano Nossa Senhora Aparecida e na sede da Fundação Caxias. Com a alteração dos pedidos de doação, foram retirados os pontos de coleta de peça de roupas para a campanha espalhados pela cidade.