A Campanha do Agasalho deste ano, em Caxias do Sul, vai começar no dia 11 de maio. A arrecadação dos itens seguirá até o dia 22 de junho, em 400 pontos, entre espaços públicos, privados e condomínios do município. O lançamento da iniciativa, promovida pela Fundação Caxias em parceria com entidades, empresas e poder público, ocorreu na manhã desta segunda-feira (15) na Câmara de Indústria, Comércio e Serviços (CIC). O tema de 2024 é Faça do inverno a estação da solidariedade, Caxias quer te ver sorrir.
A abertura da campanha será na Praça Dante Alighieri, com recolhimento de doações das 8h às 18h, em frente à Catedral. Nos demais dias, os moradores podem encaminhar as doações até os pontos distribuídos pela cidade, que serão divulgados em breve pelas redes sociais da Fundação Caxias.
São aceitas peças em bom estado de conservação de roupas masculinas, femininas e infantis, além de calçados, cobertores e mantas, entre outros. Para casos pontuais, de doações volumosas e que haja a dificuldade de encaminhamento, há possibilidade de agendar o recolhimento em casa, pelo telefone da Fundação, o (54) 3223-0528.
— Quem doa, doa com amor, com carinho, alegria. E quem recebe também e é porque precisa. Queremos enfatizar aos síndicos que quiserem ter a caixa em seu condomínio, que entrem em contato com a gente, porque sabemos que facilita para os moradores. Outro pedido é que as pessoas cuidem da qualidade do material: não é para descartar, é para que as pessoas possam usar — ressaltou o coordenador da Campanha do Agasalho 2024, José Theodoro.
A identidade visual da campanha, bem como o cartaz, spots e o vídeo de divulgação foram desenvolvidos pela agência de publicidade Intervene.
Em 2023, 253.730 peças foram arrecadadas, superando a expectativa inicial de 200 mil itens. A arrecadação teve início em 13 de maio e foi encerrada em 25 de junho. Um dos momentos que chamou a atenção foi a participação das 15 candidatas a soberanas da Festa da Uva. Elas ajudaram na triagem das peças recolhidas e também realizaram uma arrecadação no penúltimo dia da ação.
Como funciona a seleção e a entrega das peças
Após serem doadas, as peças vão para um centro de triagem — este local ainda está sendo definido, mas há a possibilidade que seja o mesmo endereço do ano passado. Voluntários contam e selecionam as peças uma a uma e as colocam em sacos. As embalagens destinadas para crianças recebem cem peças, enquanto as de adulto recebem 70 itens.
As doações, em seguida, são encaminhadas para as mais de cem entidades cadastradas na Fundação Caxias, que fazem a distribuição para os moradores beneficiados.