O secretário da Atenção Primária à Saúde do Ministério da Saúde, Felipe Proenço, visitou nesta segunda-feira (27) o prédio da Unidade Básica de Saúde (UBS) de Vila Cristina, em Caxias do Sul. A UBS está fechada desde que foi alagada e teve todos os equipamentos e mobiliários perdidos no início deste mês em decorrência da chuva. Até o momento, não há prazo para reabertura da unidade e está em avaliação o possível retorno das atividades ao mesmo local ou a mudança para um novo endereço.
De acordo com a prefeitura de Caxias, o secretário representou a ministra da Saúde, Nísia Trindade, e fez a visita para averiguar a situação atual da cidade após os estragos. Durante a visita, a secretária municipal da Saúde, Daniele Meneguzzi, acompanhou Proenço e informou que, além da UBS de Vila Cristina, a UBS Centenário está fechada em função de problemas estruturais agravados pela chuva.
A secretária explicou sobre medidas tomadas para atender os pacientes. Desde 13 de maio, a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) está com atendimentos funcionando provisoriamente em espaço cedido na Igreja Evangélica Assembleia de Deus de Vila Cristina, com entrega de medicamentos mediante receita médica e acolhimento com equipe de enfermagem, local também visitado pelo secretário.
— É importante esta avaliação tripartite das repercussões das enchentes no Rio Grande do Sul, para pensarmos nos próximos passos da reconstrução, para trabalharmos de forma conjunta — mencionou o secretário.
Ainda durante a visita, a secretária solicitou apoio para outras demandas, como apoio para a liberação de recursos para a abertura dos 40 novos leitos que estão prontos no Hospital Geral (HG). Daniele explicou que o HG é estadual e referência para Caxias e mais 48 municípios da região e que os estragos causados pela chuva em toda a região podem gerar impacto, além da necessidade natural em função das doenças de inverno.