O número de desalojados e desabrigados em Gramado por decorrência das chuvas chegou a 1.114 neste domingo (12). Conforme a última atualização do Gabinete de Crise, são 872 desalojados, que estão nas casas de familiares e amigos, e 242 desabrigados. Com a chuva constante, algumas ruas foram tiveram problemas e as aulas foram suspensas nesta segunda (13) e terça-feira (14).
No bairro Piratini, um dos pontos de monitoramento constante, o solo continua cedendo. Um dos acessos principais ao bairro, a rua Henrique Bertolucci, registrou novas movimentações no final de semana, derrubando postes de energia e até casas. Todas as famílias que residem nas áreas vermelhas, consideradas de risco elevado, estão fora de suas residências.
Conforme a prefeitura, os desabrigados estão alocados na Escola Julita Tissot, no Pavilhão da Igreja São José Operário, na Sociedade Moreira e na Sociedade União da Furna, além de outros locais parceiros do município.
Além do Piratini, são pontos de monitoramento constante o bairro Três Pinheiros, o loteamento Orlandi e o Condomínio Alphaville. Ao todo, são 16 os locais com necessidade de evacuação e 142 áreas atendidas pelas secretarias de Meio Ambiente, Planejamento e Governança.
Os pontos da cidade que foram evacuadas até o momento:
- Bairro Três Pinheiros
- Bairro Piratini: ruas Henrique Bertoluci, Guilherme Dal Ri, Getúlio Vargas e Nelson Dinnebier
- Bairro Centro: edifício localizado próximo ao Parque Knorr e Rua Dr. Carlos Nelz
- Bairro Bavária: Condomínio Alphaville
- Bairro Planalto: edifício localizado na ladeira das Azaleias
- Bairro Várzea Grande: loteamento Orlandi e Alto da Viação Férrea
- Outras localidades: linhas Quilombo, Serra Grande, Estrada do Moreira, Bonita e Morro Redondo.