Com a previsão de intensa chuva nesta sexta-feira (10), a prefeitura de Gramado emitiu alerta para os moradores do bairro Três Pinheiros. Parte da área deve ser evacuada. Entre as vias que poderão ser atingidas por deslizamentos de terra estão a ruas dos Verdes, F.G. Bier, Ladeira das Azaléias e das Pedreiras. A prefeitura não soube precisar quantas famílias devem sair das residências.
Outra região do bairro, entre a Rua F.G. Bier, está sendo monitorada pela Defesa Civil. Caso a chuva ultrapasse a marca de 51 milímetros os moradores serão orientados a deixar o local.
No começo de maio, o Ministério Público recomendou a evacuação imediata dos moradores do bairro Três Pinheiros. Segundo o órgão, deslocamentos de terra colocavam as pessoas que residem no local em risco. Ainda, em novembro do ano passado, o bairro já havia sido evacuado justamente por causa do deslocamento de terra em razão da chuva.
Segundo a prefeitura, a orientação para deixar o local ocorreu neste momento devido à avaliação técnica, aliado ao risco de deslizamentos que poderão ser provocados pela chuva.
Cidade totaliza 730 desalojados
Conforme o último boletim divulgado pela prefeitura na tarde de quinta-feira (9), Gramado tem 730 pessoas desalojadas. O número tende a aumentar com a saída dos moradores do bairro Três Pinheiros.
O grupo está acomodado em diversos pontos da cidade: Escola Julita Tissot, Pavilhão da Igreja São José Operário, Sociedade Moreira, Sociedade Linha Furna, além de casas de amigos, familiares e vizinhos.
Confira as ruas da cidade que foram evacuadas até o momento:
- Bairro Piratini: Rua Henrique Bertoluci, Rua Guilherme Dal Ri, Rua Getúlio Vargas, Rua Nelson Dinnebier
- Bairro Centro: Edifício localizado próximo ao Parque Knorr, Rua Dr. Carlos Nelz
- Bairro Bavária: Condomínio Alphaville
- Bairro Planalto: Edifício localizado na ladeira das Azaleias
- Bairro Várzea Grande: Loteamento Orlandi, Alto da Viação Férrea
- Linhas Quilombo, Serra Grande, Estrada do Moreira, Bonita e Morro Redondo.