Em Nova Roma do Sul, a chuva forte que atingiu a cidade causa transtornos até esta sexta-feira (3). A cidade tem um único acesso rodoviário, via Antônio Prado, pelas localidades de Santana e São Roque. No entanto, a situação ainda é complicada, em função dos deslizamentos e água nas estradas.
A RS-448, que liga o município a Farroupilha, pela nova ponte de ferro, está bloqueada por quedas de barreiras e deslizamentos de terra e, segundo a assessoria de imprensa do município, não há previsão de liberação. No entanto, a água do Rio das Antas não atingiu a nova ponte de ferro, que, de acordo com a prefeitura, segue firme, mas sem acessos.
A RS-122 e a balsa, que ligam o munícipio a Nova Pádua, também estão fechadas e sem previsão de retorno. A Secretaria de Obras do município atua na liberação das estradas nesta sexta-feira, enquanto as condições climáticas permitirem.
— Temos uma equipe na RS-448 com uma escavadeira hidráulica, uma retroescavadeira e um caminhão fazendo a limpeza para tentarmos chegar o quanto antes na ponte. Temos uma outra grande equipe com escavadeira hidráulica, trator e caminhão, no sentido Nova Pádua, onde temos a balsa. Estamos limpando para tentar ver onde a gente vai conseguir liberar o quanto antes — afirma o prefeito Douglas Pasuch.
De acordo com a assessoria de imprensa do município, desde a noite da última quinta-feira (2), a energia elétrica é instável. Na quinta-feira, por volta das 21h, a energia caiu em Nova Roma do Sul e só retornou na manhã de sexta-feira.
As aulas no município estão suspensas até esta sexta-feira e não há relatos de desaparecidos ou mortos, segundo a assessoria de imprensa.