A prefeitura de Nova Roma do Sul divulgou, no fim da tarde desta quarta-feira (1º), fotos aéreas que mostram a situação do Rio das Antas em decorrência do alto volume de chuvas que atinge a região. As imagens mostram a força da água na usina Castro Alves, assim como sob a ponte que liga o município a Farroupilha, inaugurada em janeiro deste ano.
De acordo com o prefeito de Nova Roma, Douglas Favero Pasuch, por causa do temporal a RS-448, entre Nova Roma e Farroupilha, já registra mais de 20 quedas de barreira. Como são pontos diferentes de deslizamentos, as equipes ainda não conseguiram acessar todos os locais. No momento, o tráfego entre as duas cidades é feito por Antônio Prado, via localidades de Santana e São Roque.
Além disso, a cidade está sem energia elétrica e uma equipe da RGE deve trabalhar para solucionar o problema. Apesar das imagens do alto volume de água, não há casos de desabrigados ou desaparecidos no município, até o momento.
— Duas famílias que moravam na beira do rio foram realocadas. Agora a água do rio está a uns três metros da ponte, por causa das quedas de barreira estamos sem estradas e, nesse momento, não temos uma real situação do que está acontecendo — afirma Pasuch.
Rio das Antas chega próximo de atingir nova ponte
Um vídeo registrado às 16h desta quarta-feira (1) mostra o nível do rio elevado, e próximo à nova estrutura — que foi inaugurada em janeiro, quatro meses após a ponte antiga ser levada pela cheia do rio, em setembro de 2023. Segundo Pasuch, o último registro do volume de água era de 8 mil metros cúbicos por segundo. Para atingir a ponte, são necessários 9 mil metros cúbicos por segundo.